Quais alimentos causam mais gases? Nutricionista informa 6 deles

Se você tem problemas devido à produção excessiva de gases, talvez seja importante fazer alguns ajustes alimentares.

Não há como fugir: o corpo humano produz gases. Ainda que essa seja uma resposta fisiológica natural, é inegável que algumas pessoas parecem ter uma capacidade maior de produzir gases do que outras.

continua depois da publicidade

O acúmulo de gases pode provocar situações desconfortáveis, como inchaço abdominal e cólica, além de ser constrangedor, em alguns casos.

O Tudo Bahia conversou sobre esse assunto com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que é formada pela Universidade Federal de Goiás e, atualmente, faz residência em Terapia Intensiva.

continua depois da publicidade

Ela nos explicou que os alimentos conhecidos por produzirem gases são aqueles que têm uma grande quantidade de fibras e carboidratos. Ao chegarem no intestino, eles passam por um processo de fermentação, para que todos os seus componentes sejam digeridos adequadamente.

Essa fermentação é a responsável por provocar gases, inchaço abdominal, cólicas e, claro, as flatulências. O nível de produção de gases varia de organismo para organismo, por isso nem todo mundo sofre com essa questão.

De acordo com a nutricionista, os alimentos que mais causam gases são:

continua depois da publicidade
  1. Feijão;
  2. Brócolis;
  3. Frutas;
  4. Leites e derivados;
  5. Refrigerantes;
  6. Aveia.

Se você tem problemas com a produção excessiva de gases, o ideal é marcar uma consulta com uma nutricionista. Essa profissional poderá avaliar sua dieta e prescrever as mudanças necessárias para que você apresente menos sintomas.

Além disso, no caso do preparo do feijão, por exemplo, deixar os grãos de molho na água fria, de um dia para o outro, antes do cozimento, é uma medida que costuma ajudar quem sofre com o excesso de gases.

Ao ficar de molho, o feijão e outras leguminosas ficam com uma quantidade menor de oligossacarídeos, que é um tipo de carboidrato que potencializa a produção de gases no intestino.

continua depois da publicidade

Além disso, a técnica funciona para outras leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e soja.