Abono PIS/Pasep: quem não tem direito ao benefício pago em 2022?

Nem todos os trabalhadores podem receber os valores ainda neste ano.

O abono PIS/Pasep é um benefício cujo valor a ser recebido pelo trabalhador varia de acordo com os meses trabalhados no ano-base. Em 2022, foram pagos os valores para aqueles trabalhadores com emprego formal em 2020 e o montante (para quem trabalhou 12 meses) é de R$ 1.212,00 (um salário mínimo federal).

continua depois da publicidade

Infelizmente, não são todos os trabalhadores que têm direito a esses valores, por isso, confira abaixo quais os requisitos que você deve cumprir para poder sacar:

Quem não tem direito ao abono PIS/Pasep em 2022

  • Estar cadastrado junto ao PIS/Pasep há menos de cinco anos;
  • Seus rendimentos mensais, em 2020, serem superiores a dois salários mínimos;
  • O empregador (da época) não estar cadastrados há, pelo menos, cinco anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Também não podem mais realizar o saque em 2022 aqueles trabalhadores que já retiraram o abono no calendário regular de pagamentos.

Veja como conferir sua situação

  • Diretamente na Central do Trabalhador, através do telefone 158. Se escolher essa opção, já separe seus documentos pessoais, porque irão solicitar esses dados;
  • Mandando email para: [email protected]. Para dar certo, você vai precisar trocar o “uf” que fica logo antes da arroba pela sigla no seu estado (por exemplo, quem mora na Bahia, deve mandar para o seguinte email: [email protected]);
  • Usando seu celular, com o app “Carteira de Trabalho Digital” (disponível para Android ou iOS). Quando fizer o login, vá até a aba “Benefício” e clique em “Abono PIS/Pasep”.

Não tendo conseguido solucionar suas dúvidas, ou não caso não tenha entendido o porquê de não ter recebido, mesmo acreditando ter direito, você pode ir pessoalmente até a unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho mais próxima de sua residência.

continua depois da publicidade