Por que se comemora o Dia de São João? Conheça a origem dessa data

A data é celebrada em diversos países. No Brasil, os festejos juninos foram trazidos pelos portugueses durante ainda o período colonial. Saiba mais.

A chegada do mês de junho é aguardada por muitos brasileiros, porque é nesse mês que se comemora as festas juninas. De origem católica, as festas homenageiam três santos: Santo Antônio (13), São Pedro (29), e, o mais conhecido deles, São João (24). O Dia de São João é comemorado para homenagear João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data na qual ele é celebrado, 24 de junho, é a data em que o profeta nasceu.

continua depois da publicidade

A data é comemorada em diversos países. No Brasil, a tradição da festa de São João foi trazida pelos portugueses na época da colonização, e os festejos começaram a ser celebrados no século 16.

Quem foi São João

João nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade de Aim Karim, localizada a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe era conhecida como Santa Isabel, prima de Santa Maria, mãe de Jesus.

continua depois da publicidade

João foi filho único e seu nascimento foi considerado um milagre. Isso porque, além de ser idosa, Santa Isabel era estéril. Seu nascimento foi anunciado pelo anjo Gabriel a Zacarias.

Ainda na adolescência, seus pais morreram, e quando adulto, João foi morar no deserto da Galileia para fazer pregações às margens do Rio Jordão. Ele também batizava as pessoas que se arrependessem dos seus pecados nas águas do Rio Jordão. Por isso, João ficou conhecido como João Batista.

Durante sua passagem pelo deserto, João passou a ser considerado como um profeta ou “homem enviado por Deus”, pois foi nessa época em que ele anunciou que Jesus Cristo seria o messias e que sua chegada salvaria a humanidade. Inclusive, João foi quem batizou Jesus.

continua depois da publicidade

Como São João morreu

De acordo com o Novo Testamento, João denunciou a vida adúltera do Rei Herodes Antipas. O monarca havia se envolvido com sua ex-cunhada Herodíades.

Em uma festa, Salomé, filha de Herodíades e sobrinha do Rei Herodes, pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja. O rei então determinou a prisão de João, que morreu degolado no dia 29 de agosto.

Hoje, João Batista é lembrado por ser santo, pregador, mártir, justo e o último dos profetas.

continua depois da publicidade