Novo golpe do CPF está sendo aplicado, informa Receita Federal

O golpe sugere ao contribuinte a necessidade de regularizar seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mediante o pagamento de uma falsa taxa. Saiba mais.

Contribuintes da Receita Federal devem ficar atentos. É que um novo golpe vem sendo aplicado por criminosos. De acordo com o órgão, o golpe do CPF sugere ao contribuinte a necessidade de regularizar seu Cadastro de Pessoas Físicas. Para dar fim a essa suposta pendência, os criminosos cobram das vítimas uma falsa taxa.

continua depois da publicidade

Conforme detalhes informados pela Receita, vários contribuintes, com CPF regularizados ou não, têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e até mesmo e-mail com a informação de que estão em situação irregular junto ao órgão.

Essas mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa que não existe, no valor de até R$ 275, com a finalidade de regularizar o CPF da vítima.

continua depois da publicidade

Para induzir as vítimas a efetuar o pagamento da falsa taxa, os criminosos utilizam nas mensagens logos e cores da Receita Federal e da bandeira nacional e levam essas pessoas a acreditarem que, de fato, as mensagens foram enviadas por órgão oficial do governo federal.

Segundo informações do órgão, há casos de contribuintes que, após efetuarem o pagamento do valor pelos golpistas, compareceram ao setor de atendimento da Receita e ao chegarem lá descobriram que não havia nenhuma pendência a ser regularizada.

Em algumas situações, foi detectada até ausência de declaração de ajuste anual e multas por atraso na entrega do IR.

continua depois da publicidade

Em um determinado caso, o contribuinte que foi vítima dos golpistas, ao fazer a pesquisa sobre sua situação fiscal, descobriu que sua declaração de IR já entregue estava zerada. Os criminosos então teriam afirmado que a retificação custaria mais R$ 170.

Com esse novo golpe, a Receita Federal reforça a informação de que a regularização do CPF é feita pelo site oficial e forma gratuita. Ao acessar o endereço, o cidadão deve selecionar a opção “Meu CPF”. A página fornecerá informação sobre como corrigir a situação cadastral.