Qual é o verdadeiro significado da mandala? Conheça o simbolismo

A mandala é um desenho geométrico que possui diversos simbolismos nas culturas hindu e budista. Saiba mais.

A mandala significa “círculo” em sânscrito. Trata-se de um desenho geométrico que possui diversos simbolismos nas culturas hindu e budista. O seu externo é como se fosse uma representação visual do universo e o seu interno serve como um guia para várias práticas que ocorrem em tradições asiáticas, como a meditação.

continua depois da publicidade

No hinduísmo e no budismo, acredita-se que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, o ser é guiado através do processo cósmico e transformar todo o sofrimento em alegria e felicidade.

Mandala como símbolo espiritual e ritual

Para o hinduísmo e o budismo, a mandala é um símbolo espiritual e ritual. Os seus desenhos circulares simbolizam a ideia de que a vida nunca acaba e tudo está conectado.

continua depois da publicidade

A mandala representa o universo e a jornada espiritual de cada ser humano. Às vezes, ela é desenhada como um círculo envolvendo um quadrado com uma divindade em cada lado, que é usada principalmente como auxílio na meditação e no yoga.

Os seus designs têm o objetivo de remover pensamentos indesejáveis e permitir que a mente criativa relaxe e funcione livremente. Comumente as pessoas criam e olham as mandalas para centrar o corpo e a mente.

As mandalas têm alguns símbolos que são mais populares. Conheça alguns deles abaixo:

continua depois da publicidade
  • Roda: a forma circular da roda é uma representação artística de um universo perfeito. Os oito raios representam o Caminho Óctuplo do budismo, ou seja, um resumo das práticas que levam à libertação e renascimento;
  • Flor de Lótus: esta flor é um símbolo sagrado no budismo. Sua simetria representa o equilíbrio. Assim como uma flor de lótus sobe debaixo d’água para a luz, o mesmo ocorre com o ser humano que busca o despertar espiritual e iluminação;
  • Triângulo: quando voltado para cima, o triângulo representa ação e energia. Quando voltado para baixo, representa a criatividade e a busca pelo conhecimento;
  • Sino: representa a abertura e o esvaziamento da mente para permitir a entrada de sabedoria e clareza;
  • Sol: base popular para os padrões de mandala modernos, o Sol costuma representar o universo, geralmente significando a vida, a luz e a energia.