Descubra aqui qual é a real função dos dentes caninos

Você sabe, afinal, para que servem esses dentes?

Já parou para pensar em como a nossa dentição é curiosa? Quando crianças, temos apenas 20 dentes de leite que, depois que caem, dão espaço aos 32 dentes permanentes — os sisos, na maioria das vezes, só nascem após os 18 anos de idade. Como essa é a idade em que uma pessoa passa a ser considerada adulta, os sisos são chamados também de “dentes do juízo”.

continua depois da publicidade

Como você deve imaginar, a principal função dos dentes é, claro, mastigar alimentos. A mastigação adequada é necessária para que o nosso corpo consiga fazer a digestão da forma ideal, absorvendo os nutrientes e eliminando os resíduos.

Além disso, a nossa dentição é importante para que possamos pronunciar diversos tipos de sons e, claro, para que nosso rosto tenha forma. Agora, se falarmos especificamente de alguns dentes, podemos entender que o formato e a localização de cada um deles também tem relação com diversas funções.

continua depois da publicidade

Os dentes caninos, por exemplo, são aqueles com formato mais pontiagudo, bem ao lado dos dentes incisivos. Ao todo, temos quatro caninos: dois embaixo e dois em cima. A principal função desse dente é a de rasgar os alimentos, como pedaços de carne ou aquele pãozinho do café da manhã.

Os caninos também exercem um papel importante durante a mastigação, pois são extremamente fortes e têm o poder de triturar diversas texturas de alimentos. Esses dentes também ajudam a manter o formato dos lábios, além de orientar a posição dos demais dentes de cada arcada.

Em relação ao nome desses dentes, não é de se espantar que os caninos tenham relação com os cachorros. Se você reparar nas presas dos cães, poderá ver que elas são muito parecidas com esses dentes humanos.

continua depois da publicidade

A título de curiosidade, vale saber que os caninos nascem, em média, por volta dos 18 meses de vida dos bebês. A versão definitiva desses dentes costuma nascer quando a criança tem entre 9 e 12 anos de idade.

Lembre-se de que cuidar da sua saúde bucal é necessário para que você tenha um sorriso bonito e, claro, consiga comer bem e sem dor. Por isso, escove os dentes três vezes ao dia, use fio dental e vá ao dentista a cada seis meses!