Adestramento de cães: o que é reforço positivo e como aplicar?

Confira aqui dicas para conseguir deixar seu cachorro obediente sem precisar usar de violência.

Quando decidimos colocar um cãozinho dentro de nossas vidas, uma das primeiras preocupações é como lidar com aqueles comportamentos indesejados que, com certeza, irão aparecer. Muitas pessoas respondem a essa pergunta trazendo a ideia de castigo ou de punição para o cachorro, pior ainda, alguns tutores costumam defender práticas violentas, como agressões físicas ou gritos.

continua depois da publicidade

Para mudar esse conceito, trazendo técnicas mais humanizadas e muito funcionais, o Tudo Bahia apresenta a seguir o que é reforço positivo e como aplicar.

O que é o reforço positivo

É um conjunto de técnicas de adestramento que visa mostrar para o cachorro como é a maneira certa de agir.

continua depois da publicidade

Isso é conseguido através da ligação entre alguns comportamentos desejados pelo tutor com estímulos prazerosos, levando o animal a desejar realizar a tarefa para receber o agrado.

Como aplicar a técnica

A seguir separamos as práticas mais comumente utilizadas pelos adestradores:

  • Sempre que o cachorro agir como o esperado, dê um petisco especial (que nunca será dado sem motivo);
  • Elogiar e fazer carinho quando seu bicho de estimação fizer exatamente o que foi solicitado;
  • Para algumas conquistas importantes (como acertar o local do xixi), premie seu cão com um passeio;
  • Crie uma palavra ou sinal de recompensa, ou seja, quando der algum dos prêmios acima, faça um mesmo som ou use uma mesma palavra. Isso serve para que, com o tempo, somente esse som já seja uma recompensa, sem existir necessidade de petiscos, por exemplo.

Quando for reprimir um comportamento, nunca seja violento, sempre dê preferência por sprays de água, ou, simplesmente, ignore o cachorro quando ele se comportar mal.

continua depois da publicidade

Lembre-se, também, de que a convivência pode ser muito melhorada com um acompanhamento profissional, por isso faça visitas regulares à médica veterinária.