10 sinais de que seu filho tem a inteligência acima da média

Na dúvida se o seu pequeno é um mini Albert Einstein? Então descubra quais sinais costumam ter relação com uma inteligência superior.

Pais e mães corujas adoram observar a evolução dos pequenos. Desde a época de recém-nascidos até as fases seguintes, que incluem o desenvolvimento da marcha e da fala, é mais do que comum que os familiares admirem alguns aspectos nos quais as crianças se mostram mais habilidosas.

continua depois da publicidade

Se você suspeita que o pequeno morador da casa é, na verdade, um gênio mirim, confira quais são alguns dos sinais que podem aparecer em crianças com inteligência acima da média:

  1. Aprender rápido: aprender coisas novas, como escrever ou fazer contas matemáticas, de forma rápida e sem dificuldades.
  2. Energia de sobra: o pequeno cientista não cansa nunca e está sempre explorando os ambientes, brincando, correndo, pulando.
  3. Ter boa memória: lembrar-se de coisas antigas com facilidade e guardar informações sem que seja necessário repetir demais.
  4. Vocabulário acima da média: usar palavras que as outras crianças da mesma idade não usam frequentemente.
  5. Compreender metáforas: A capacidade de entender metáforas e outras figuras de linguagem costuma indicar boa inteligência abstrata.
  6. Gostar de enigmas: entreter-se com números, enigmas e charadas.
  7. Ter muita sensibilidade e senso de justiça: impactar-se com as emoções das outras pessoas e saber o que é certo e errado.
  8. Demonstrar curiosidade: fazer perguntas além das mais básicas e ter vontade de entender como as coisas funcionam, como os objetos são feitos etc.
  9. Ter criatividade: inventar brinquedos diferentes, criar histórias complexas, sugerir soluções inusitadas para diversas situações.
  10. Não ter muita paciência com demoras: demonstrar inquietação diante de crianças ou adultos que parecem lentos demais.

E aí, será que seu filho apresenta essas características comportamentais? Se você tiver alguma suspeita de superdotação ou altas habilidades, marque uma consulta com um profissional especialista no assunto.

continua depois da publicidade

Depois da confirmação, é importante aprender como estimular a criança da forma correta para que ela se desenvolva normalmente e encontre seus verdadeiros interesses.