Alguns alimentos que nunca estragam; confira 9 deles

Sabia que é possível consumir certos alimentos mesmo após a data de validade?

Ter produtos com embalagens que indicam a data de validade é algo muito novo, sabia? No Brasil, apenas nos anos de 1980 essa preocupação começou a ser debatida e se tornou lei. É claro que alguns alimentos perecíveis, como carnes e laticínios, dão sinais claros de que, a partir de certo ponto, já não podem ser consumidos, mas isso não é regra.

continua depois da publicidade

Na verdade, existem alguns ingredientes que são conhecidos justamente por não estragarem nunca. Veja alguns deles a seguir:

  1. Molho de soja: se você gosta de comida com um toque oriental, sabe que o molho de soja é um ingrediente quase obrigatório. O bom é que esse produto, quando não recebe produtos químicos durante o processo de industrialização, dura por muito tempo. Guarde-o sempre bem fechado e na geladeira.
  2. Arroz: o arroz é um produto que, depois de bem guardado, tem validade indeterminada também. O ideal é que os grãos fiquem armazenados em um recipiente que possa estar totalmente fechado, para impedir a entrada de ar.
  3. Feijão: os grãos do feijão também têm durabilidade indefinida. Só se atente para o fato de que, quanto mais velho for o grão, mais tempo ele demora para cozinhar.
  4. Sal: o sal não estraga nunca porque é um mineral, e isso é válido para os tipos marinho e kosher. O sal iodado, por outro lado, costuma durar apenas um ano.
  5. Café solúvel: eis outro produto que dura muito. A melhor maneira de conservar o café solúvel é dentro da própria embalagem, que deve ser colocada em um pote com fechamento hermético.
  6. Amido de milho: esse ingrediente pode ser consumido em qualquer momento, contanto que seja guardado em um recipiente fechado e longe de altas temperaturas.
  7. Açúcar: as bactérias não gostam do açúcar, por isso ele dura por tempo indeterminado. Mantenha o produto sempre dentro de um pote fechado, ao abrigo de luz e umidade.
  8. Vinagre branco: o processo de industrialização garante que o vinagre possa ser consumido sem preocupações, por muito tempo, contanto que seja guardado em uma embalagem de vidro, bem tampada e em um ambiente longe da luz.
  9. Mel: como é um produto com muito açúcar, o mel também não estraga nunca.

Viu só? Agora você já sabe quais são os produtos que pode guardar sem medo, por muito tempo. Lembre-se de que os ingredientes perecíveis, por outro lado, devem sempre ser consumidos com cuidado, de acordo com a data de validade contida na embalagem, para evitar intoxicações alimentares.

continua depois da publicidade