Gatos podem ser adestrados? Confira 5 dicas para treinar o seu pet

Muito se engana quem acredita que felinos têm um espírito livre ao ponto de não conseguirem aprender comportamentos através do treino.

Apesar de os gatos serem famosos por sua independência e, portanto, não sendo esperado que eles respondam aos comandos dos tutores, os bichanos também são muito inteligentes e capazes de aprender os mais variados truques.

continua depois da publicidade

Esse aprendizado, além de muito fofo, pode representar uma melhora na relação entre humano e animal, porque a prática do adestramento melhora a comunicação entre tutor e o gato. Além disso, também pode propiciar que alguns comportamentos indesejados por parte do animal de estimação sejam mais bem trabalhados.

Caso você não saiba por onde começar, separamos cinco dicas para treinar seu pet, confira abaixo:

continua depois da publicidade

1. Palavras curtas

Fica muito mais fácil para o pet memorizar o som se ele não for muito longo, então escolha bem os comandos que vai ensinar. Além disso, lembre-se de usar sempre a mesma palavra para um comando para evitar que seu amigo de quatro patas fique confuso.

2. Sessões curtas e regulares

Evite cansar seu mascote, porque isso pode gerar má vontade. O ideal é fazer sessões diárias com duração de 10 a 15 minutos.

3. Valorize os acertos

Durante as sessões de treinamento, é importante criar uma relação de troca muito positiva. Por isso, sempre que seu gatinho acertar o que você deseja, dê um pouco de um petisco muito especial.

continua depois da publicidade

4. Conheça seu gato

Tenha paciência, porque cada animal demora um tempo diferente para aprender. O importante é você criar uma relação saudável com o seu pet e entender as dificuldades e potencialidades dele.

5. Treine em um ambiente adequado

Para conseguir melhores resultados, lembre-se que os bichanos se distraem com facilidade. Então, procure um lugar com poucas distrações, como televisão ou brinquedos.

Nunca se esqueça de que sua maior aliada para um gato obediente e saudável é a médica veterinária, então faça visitas regulares ao consultório para garantir que tudo esteja certinho. Também recomendamos consultas com adestradores para informações detalhadas sobre adestramento.

continua depois da publicidade