Tudo Bahia
Portal de Notícias

Todo gato laranja é macho? Veja 5 fatos sobre felinos com essa pelagem

Esses felinos são bastantes famosos, sendo, inclusive, personagens de filmes, histórias infantis e quadrinhos.

Quem nunca viu um gato laranja por aí? Esses felinos de cor alaranjada são bastante famosos, e não somente nas ruas ou nas casas. A pelagem desses bichanos já serviu de inspiração para criar personagens de histórias infantis, do cinema e dos quadrinhos. Quem não conhece o Garfield, um gato laranja, comilão e preguiçoso? E o Gato de Botas, um personagem da clássica literatura infantil?

E por serem tão populares, os gatos laranjas acabam despertando a curiosidade de muitas pessoas. Por isso, selecionamos 5 fatos sobre esses felinos para você ficar por dentro do mundo desses bichanos.

1. Gato laranja não é uma raça

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as cores dos felinos não definem a sua raça. O que define, na verdade, são as características fisiológicas e genéticas que seguem um padrão, o tal do “padrão da raça”.

As cores dos bichanos são definidas por condições genéticas. Assim, pode existir diversas cores dentro de uma mesma raça, como ocorre, por exemplo, com o gato persa laranja.

2. O gato laranja é extremamente dócil e amigável

O gato laranja é conhecido por ser extremamente carismático, que adora recepcionar uma visita. Os felinos dessa coloração também amam um carinho. A todo tempo, eles estão buscando por afeto, miando até conseguir o que querem.

3. O gato laranja adora comer

O gato laranja ama apreciar uma boa comida e, se pudesse, passariam o dia todo comendo. Lembrou do gato Garfield?

Por isso, a dica é ter momentos específicos de alimentação e manter uma dieta balanceada para evitar que o felino fique obeso e/ou desenvolva outros problemas de saúde.

4. O gato laranja é preguiçoso

Sim, o gato laranja é preguiçoso. É só lembrar novamente do gato Garfield. Por esse motivo, é recomendável que o felino tenha uma rotina de exercícios físicos.

Uma dica é enriquecer o ambiente com brinquedos, para que ele possa brincar, se exercitar e gastar energia, se mantendo em forma.

5. Todo gato laranja é macho?

Agora, vamos a resposta do título deste texto. Muitas pessoas acham que todo gato laranja é macho. Mas não, há gato laranja fêmea por aí. No entanto, a crença de que todo gato laranja é macho não é por acaso. Afinal, para cada três gatos laranjas somente um é fêmea. A explicação para isso está no DNA dos felinos.

A tonalidade da pelagem é definida a partir da transmissão de um gene presente no cromossoma X. As fêmeas possuem dois cromossomos X, já os machos possuem apenas um (o outro é o Y). O que define a coloração laranja nos pelos da gata fêmea é o fato de ela ter esse gene específico nos dois cromossomas X.

Enquanto isso, os machos precisam apresentar o gene somente no seu único cromossoma X, tornando o processo muito mais fácil. Isso então faz com que haja mais gatos laranjas macho do que fêmea.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais