Todo gato laranja é macho? Veja 5 fatos sobre felinos com essa pelagem

Esses felinos são bastantes famosos, sendo, inclusive, personagens de filmes, histórias infantis e quadrinhos.

Quem nunca viu um gato laranja por aí? Esses felinos de cor alaranjada são bastante famosos, e não somente nas ruas ou nas casas. A pelagem desses bichanos já serviu de inspiração para criar personagens de histórias infantis, do cinema e dos quadrinhos. Quem não conhece o Garfield, um gato laranja, comilão e preguiçoso? E o Gato de Botas, um personagem da clássica literatura infantil?

continua depois da publicidade

E por serem tão populares, os gatos laranjas acabam despertando a curiosidade de muitas pessoas. Por isso, selecionamos 5 fatos sobre esses felinos para você ficar por dentro do mundo desses bichanos.

1. Gato laranja não é uma raça

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as cores dos felinos não definem a sua raça. O que define, na verdade, são as características fisiológicas e genéticas que seguem um padrão, o tal do “padrão da raça”.

continua depois da publicidade

As cores dos bichanos são definidas por condições genéticas. Assim, pode existir diversas cores dentro de uma mesma raça, como ocorre, por exemplo, com o gato persa laranja.

2. O gato laranja é extremamente dócil e amigável

O gato laranja é conhecido por ser extremamente carismático, que adora recepcionar uma visita. Os felinos dessa coloração também amam um carinho. A todo tempo, eles estão buscando por afeto, miando até conseguir o que querem.

3. O gato laranja adora comer

O gato laranja ama apreciar uma boa comida e, se pudesse, passariam o dia todo comendo. Lembrou do gato Garfield?

continua depois da publicidade

Por isso, a dica é ter momentos específicos de alimentação e manter uma dieta balanceada para evitar que o felino fique obeso e/ou desenvolva outros problemas de saúde.

4. O gato laranja é preguiçoso

Sim, o gato laranja é preguiçoso. É só lembrar novamente do gato Garfield. Por esse motivo, é recomendável que o felino tenha uma rotina de exercícios físicos.

Uma dica é enriquecer o ambiente com brinquedos, para que ele possa brincar, se exercitar e gastar energia, se mantendo em forma.

continua depois da publicidade

5. Todo gato laranja é macho?

Agora, vamos a resposta do título deste texto. Muitas pessoas acham que todo gato laranja é macho. Mas não, há gato laranja fêmea por aí. No entanto, a crença de que todo gato laranja é macho não é por acaso. Afinal, para cada três gatos laranjas somente um é fêmea. A explicação para isso está no DNA dos felinos.

A tonalidade da pelagem é definida a partir da transmissão de um gene presente no cromossoma X. As fêmeas possuem dois cromossomos X, já os machos possuem apenas um (o outro é o Y). O que define a coloração laranja nos pelos da gata fêmea é o fato de ela ter esse gene específico nos dois cromossomas X.

Enquanto isso, os machos precisam apresentar o gene somente no seu único cromossoma X, tornando o processo muito mais fácil. Isso então faz com que haja mais gatos laranjas macho do que fêmea.

continua depois da publicidade