Nutricionista explica a relação entre alimentação e inteligência; entenda

Confira os alimentos que podem ajudar no funcionamento cerebral.

Quando nos alimentamos não é somente a questão do sentimento de fome que estamos resolvendo. Todo o nosso corpo recebe nutrientes através da alimentação, garantindo o funcionamento adequado de cada parte do nosso organismo e, por consequência, uma boa saúde.

continua depois da publicidade

Da mesma forma como os outros órgãos podem funcionar melhor, ou pior, dependendo daquilo que comemos, o cérebro também pode ser afetado pela nossa dieta.

Para entender melhor essa relação, o Tudo Bahia conversou com a nutricionista hospitalar Hortência Kettelen Souza Luz. Ela destacou que “alguns nutrientes podem modular mecanismos fisiológicos e neurotransmissores que regulam a concentração e memória, por isso, ter uma alimentação equilibrada e saudável pode auxiliar e influenciar positivamente na hora dos estudos.”

continua depois da publicidade

Segundo a especialista — além de fatores como estresse e carga genética —, a alimentação também pode colaborar com a otimização e desenvolvimento cerebral. Ela listou alguns nutrientes que possuem uma importância maior para esse fim. Confira a lista a seguir:

1. Proteínas

Elas participam de conexões das redes neurais e colaboram no processo de comunicação entre os neurônios (sinapses).

Alimentos fonte: ovos, carnes, frango, leite e derivados, feijão e lentilha.

continua depois da publicidade

2. Ácidos graxos ômega-6 e 3

O ômega-6 é importante na concentração, porque regula a capacidade de os neurônios utilizarem a glicose. Já o ômega-3, caso falte, pode levar a problemas visuais, de aprendizado ou com os sistemas que precisem dos neurotransmissores no córtex frontal.

Alimentos fonte: sementes e castanhas, salmão, abacate, óleos vegetais.

3. Vitaminas do complexo B

Colaboram na produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção e diminuição da excitabilidade. Caso estejam faltando no organismo, podem levar a quadros de nervosismo, inércia ou falta de energia.

continua depois da publicidade

Alimentos fonte: ovo, banana, leite, farelo de trigo/aveia.

4. Carboidratos

Se esse nutriente faltar, a pessoa pode ter queda de desempenho cognitivo, falta de atenção, apatia, inquietação ou fadiga.

Alimentos fonte: macarrão, pão, arroz integral, milho, mandioca e batata-doce.

continua depois da publicidade

Lembrando que o ideal é nunca mudar sua dieta sem se consultar antes com uma nutricionista. Além disso, caso esteja sentindo que está com algum problema de saúde, procure sempre atendimento especializado.