A pessoa está mentindo para mim? Conheça 3 sinais para ficar atento

Será que aquela conversa está cheia de mentiras? Veja como descobrir.

Mentir é algo extremamente corriqueiro nas relações humanas, e que atire o primeiro livro do Pinóquio quem nunca contou um “causo” para se livrar de alguma situação constrangedora ou de algum evento sem graça.

continua depois da publicidade

Saber quando alguém está contando uma mentira, no entanto, nem sempre é simples, até mesmo porque existem mentirosos compulsivos, que às vezes nem se dão conta de que estão dizendo inverdades por aí.

Para ajudar você a tentar reconhecer um mentiroso, separamos três sinais de alerta e que, na maioria das vezes, indicam que alguém está contando uma mentira. Veja quais são eles a seguir:

continua depois da publicidade

Olhar fixo

É quase senso comum a ideia de que o mentiroso costuma evitar contato visual, não é mesmo? Isso é realmente verdade, o que faz com que alguns mentirosos “profissionais” tentem agir de forma oposta e, enquanto contam uma lorota, olham fixamente para a pessoa.

Nesses casos, é importante analisar todo o contexto do diálogo para entender se, realmente, o indivíduo está mentindo. Caso ele não tenha o hábito de conversar olhando fixamente nos olhos, fazer isso em determinado momento pode, sim, indicar que ele está mentindo e tentando parecer verdadeiro.

Mãos frias

Na dúvida se aquela pessoa está inventando histórias? Então tente encostar nas mãos dela para checar se elas estão geladas e trêmulas demais.

continua depois da publicidade

Ao contar uma mentira, o corpo às vezes entra em estado de alerta e apresenta sintomas de ansiedade, como agitação e resfriamento das mãos e dos pés.

Você repara que existe uma demora para a pessoa reagir

O mentiroso precisa ser ágil e ter boa memória para enganar bem. Caso contrário, pode entregar a si mesmo em algumas situações.

É por isso que é importante manter a atenção na forma como a pessoa responde a uma pergunta, pois, caso ela demore demais para reagir, isso pode indicar que seu cérebro está decidindo qual mentira é melhor para determinada ocasião.

continua depois da publicidade

Viu só como você não precisa ser um Sherlock Holmes para pegar as informações “no ar”? Agora é só se lembrar dessas questões e, quando estiver em dúvida a respeito da idoneidade de alguém, verificar se a pessoa apresenta esses sinais enquanto vocês conversam.