Estas 4 características definem um mentiroso e você não sabia ainda

Se liga no nosso artigo pra ficar preparado para pegar aquele mentiroso no pulo.

Para muitos, mentir é uma arte e até mesmo uma doença, chamada mitomania. Essa patologia faz com que o indivíduo tenha uma tendência a mentir compulsivamente. Apesar disso, existem pessoas que mentem muito sem ter esse transtorno.

continua depois da publicidade

Para o caso de você querer descobrir quais sinais que podem entregar um bom dissimulado, separamos quatro características que definem um mentiroso e que você talvez não soubesse.

1) Se expressam muito bem

Pode ser senso comum que mentirosos gostem de detalhar suas histórias, mas também é verdade que os bons farsantes são muito expressivos.

continua depois da publicidade

Seja no jeito de falar ou como gesticula, quanto mais expressiva a comunicação mais temos tendência a acreditar no que o enganador em questão está dizendo.

2) Precisam ser espontâneos (ou pelo menos parecer)

Outra característica que fazem a gente acreditar na história contada por uma pessoa é a naturalidade com que alguém relata algo ou narra um acontecimento.

Isso porque o contador da falsa história passa confiança, deixando mais fluido e orgânico o conto. Desse modo, se torna menos artificial e aumenta a probabilidade de acreditar no mentiroso.

continua depois da publicidade

3) Se colocam como heróis da própria história (ou vítimas injustiçadas)

Na maioria das vezes em que um enganador está contando algo, ele se coloca no lugar de herói ou de vítima.

Seja para relatar sobre como superou uma adversidade extraordinária ou para mostrar a todos ao redor como foi a vítima injustiçada de um ocorrido, o mentiroso tende a se colocar em polos distintos.

4) Não demonstram culpa ao serem pegos mentindo

Muito pelo contrário. Caso mentirosos “profissionais” sejam pegos na mentira, ou vão assumir sem vergonha nenhuma a culpa ou ainda vão tentar te passar pra trás mais uma vez.

continua depois da publicidade

Isso se deve ao fato de que um mentiroso compulsivo esconde bem suas emoções, seja através de mais mentiras ou colocando a culpa em terceiros.