O que “estraga” um relacionamento? Veja 5 atitudes para evitar

Para manter uma relação saudável para todos os envolvidos, é preciso tomar certos cuidados, sabia?

Relacionamentos amorosos são complexos, especialmente quando pensamos no longo prazo. Depois da euforia inicial, quando tudo é novidade e os dois estão empolgados e saltitantes, chega a rotina, que nem sempre é feita de felicidade e contentamento.

continua depois da publicidade

Se você quer manter seu relacionamento atual, é preciso ter noção de que algumas atitudes têm o poder de transformar o namoro ou o casamento em algo chato e sem sal, fadado ao fracasso. A seguir, veja quais ações devem ser evitadas para que os dois pombinhos continuem bem por mais e mais tempo:

Deixar de ter o tempo do casal

Isso é comum especialmente em casamentos e em relacionamentos que envolvem filhos e outras responsabilidades. Deixar que a passagem do tempo acabe com aquele clima de romance, que fazia vocês dois saírem juntos para jantar ou curtir um cineminha, é uma cilada, hein? E das grandes.

continua depois da publicidade

Não ouvir

Relacionamentos amorosos envolvem diálogo. Se um dos dois não está disponível para ouvir o que o outro tem a dizer, fica difícil a relação dar certo, não é mesmo? Quando a pessoa com quem você está disser que precisa conversar ou desabafar, o ideal é ouvir sem julgamentos nem cara feia.

Deixar a relação em segundo plano

Se um dos dois sempre pensa primeiro em amigos, trabalho e dilemas individuais, a coisa complica. É claro que isso não vale para relacionamentos novos, que começaram há pouco tempo, mas no caso de relações estáveis e duradouras, é fundamental que ambos coloquem o namoro ou casamento como prioridade.

Querer que o outro mude

Insistir para que a outra pessoa faça mudanças drásticas só para nos agradar é algo extremamente nocivo.

continua depois da publicidade

Não ter discussões

Se você foge das conversas sérias e empurra tudo com a barriga, saiba que é muito provável que, mais cedo ou mais tarde, a outra pessoa se sinta desvalorizada e pule fora. Discutir a relação é necessário e, ao contrário do que se pensa, não precisa ser algo chato ou negativo.

E aí, como vai o seu relacionamento? Lembre-se de que o mais importante, sempre, é que exista respeito, consentimento e diálogo. Assim, o amor pode durar por muito, muito tempo.