Estas 3 mentiras foram consideradas como verdadeiras – e você sempre acreditou

Muitas crenças populares são ditas como verdades até os dias de hoje. Contudo, algumas delas são falsas. Veja a nossa lista.

Todo mundo já acreditou em alguma coisa que na realidade era uma mentira. Por ter sido bastante difundida ou graças ao efeito Mandela (no qual um grupo de pessoas compartilham de uma mesma memória falsa), existem algumas mentiras que são consideradas verdades no nosso mundo.

continua depois da publicidade

Confira com a gente as 3 mentiras que já foram consideradas verdadeiras e que você sempre acreditou.

1) Passar pasta de dente no local afetado alivia a queimadura

Muita gente já passou por isso. Ao sofrer alguma queimadura mais leve, aplicou a pasta de dente no local queimado, pois achava que teria um efeito analgésico. A verdade é o exato oposto. Qualquer coisa colocada sob a superfície queimada vai só atrapalhar a limpeza da lesão.

continua depois da publicidade

A primeira coisa a se fazer em caso de queimadura é correr para colocar o machucado embaixo de água corrente fria, até sentir a dor diminuir. Após isso, não aplique nada. O ideal é buscar orientação médica para entender o que é melhor para o seu caso.

2) Não usamos 100% do nosso cérebro

O filme norte americano “Lucy” popularizou uma ideia que já era muito difundida na internet: de que, na realidade, nós humanos usamos apenas 10% da capacidade cerebral. E que se usássemos mais que isso poderia atingir níveis de descobertas nunca antes visto.

Por mais frustrante que possa ser, nós realmente usamos 100% do nosso cérebro. Independente da tarefa que fazemos, das mais simples às mais complexas, estamos utilizando toda a potência do órgão.

continua depois da publicidade

Um teste como a ressonância magnética pode comprovar o fato, uma vez que ela identifica as partes do cérebro ativadas quando o paciente pensa ou faz algo.

3) Cachorro só enxergam em preto e branco

Um dos mitos mais espalhados como se fosse verdade acerca de cachorros é de que os animais enxergam apenas em preto e branco. A verdade é que os cãezinhos não veem as coisas do mesmo jeito que os humanos, mas eles sim conseguem reconhecer algumas cores.

As que mais se diferenciam para os cães são o vermelho e o verde. Para os caninos, essas duas cores são praticamente a mesma. O azul e o amarelo se destacam mais, por isso que brinquedos nessa coloração tendem a chamar mais a atenção dos animais.

continua depois da publicidade