Estes 5 sinais indicam que o se cachorro está triste; veja a lista

Assim como os humanos, os cachorros conseguem sentir emoções, como a exemplo da tristeza.

Com o avanço da ciência, foi possível atestar que os cachorros possuem as mesmas estruturas cerebrais, hormônios e mudanças químicas que produzem as emoções nos seres humanos.

continua depois da publicidade

Além disso, por meio de estudos, foi possível compreender que, em relação às emoções básicas, os seres humanos e outros mamíferos animais, tal como o cachorro, são muito idênticos e essas emoções se dão em áreas profundas do cérebro.

Assim, uma vez que os seres humanos e os cães podem sentir as mesmas emoções, é possível que os cachorros sintam tristeza. Para que o tutor do animal consiga identificar esse sentimento, é importante conhecê-lo bem. Isso porque, os cães dão sinais de quando estão tristes.

continua depois da publicidade

Sabendo que há esses sinais, nós selecionamos 5 deles para te ajudar a identificar se o seu cachorro está triste ou não. Confira a seguir:

  1. Perda de apetite;
  2. Mudanças repentinas no horário do sono;
  3. Automutilação;
  4. Comportamento assustado e de isolamento;
  5. Lamber o nariz, se coçar ou bocejar excessivamente.

Se o seu cachorro demonstra alguns desses sinais, é importante marcar uma consulta com um médico veterinário para checar a saúde do animal. Até porque os indícios citados podem não estar diretamente relacionados à tristeza propriamente dita. É fundamental consultar uma opinião profissional para averiguar se os sinais indicam sintomas de alguma enfermidade.

No caso da tristeza em si, existem algumas boas práticas para aplicar no dia a dia. Veja quais são abaixo:

continua depois da publicidade

Alimentação adequada

Com uma alimentação adequada, o seu cãozinho terá vitalidade e energia no dia a dia, por consequência, ele conseguirá realizar suas atividades diárias, como correr e brincar, e voltará a ser feliz.

Brincadeiras e prática de exercícios físicos

Os cachorros adoram uma brincadeira, como correr atrás de uma bolinha e morder brinquedos, por exemplo. Portanto, uma dica para deixar seu animalzinho mais feliz é investir em brinquedos para que ele possa se divertir.

Outra dica é apostar em exercícios físicos, que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade, por exemplo.

continua depois da publicidade

Passeios diários

Outra dica para que seu cãozinho volte a ficar feliz é levá-lo para passear todos os dias. E não é preciso muito tempo. Basta andar com seu cachorro na rua, no parque, ou no condomínio, por cerca de 20 minutos por dia.

Com isso, ele terá a oportunidade de sentir o cheiro de grama, ver outros animais e respirar novos ares.

Demonstrar amor e carinho pelo cachorro

Uma última dica é encher seu cachorro de amor, carinho e afeto. Com isso, ele se sentirá protegido, amado e, por consequência, se sentirá feliz.

continua depois da publicidade