Estes 5 alimentos ajudam a melhorar a flora intestinal e você não sabia

Problemas com o intestino? Talvez alguns ajustes alimentares possam ajudar você.

Nossa saúde é uma espécie de “combo”, que depende de diversos fatores para estar bem: dormir o suficiente, beber bastante água, praticar atividades físicas, manter relacionamentos saudáveis e, claro, ter uma boa alimentação.

continua depois da publicidade

O que comemos é responsável não apenas por fornecer os nutrientes dos quais o corpo precisa para funcionar bem, mas também para que tenhamos bem-estar e mais qualidade de vida. Um dos aspectos impactados diretamente pelo tipo de alimento que consumimos é a nossa flora intestinal.

A flora intestinal, conhecida também como microbiota, é o nome dado aos aspectos ambientais e fisiológicos do intestino, que desempenha funções primordiais, como absorver os nutrientes e a água dos alimentos e eliminar resíduos através das fezes. Nosso intestino é repleto de micróbios, fundamentais para esse processo digestivo.

continua depois da publicidade

Para garantir a saúde desses muitos moradores do nosso corpo, é preciso cuidar da alimentação, fazer uso de medicamentos (principalmente os antibióticos) apenas com recomendação médica, evitar bebidas alcoólicas e ir ao banheiro com regularidade.

A seguir, veja quais alimentos colaboram com a boa saúde da sua flora intestinal:

Feijão

O feijão e outras leguminosas (lentilha e ervilha, por exemplo) são ricos em fibras solúveis, que agem de forma prebiótica quando chegam no intestino. Isso significa que esse alimento também serve como comida para as bactérias do bem, presentes na região, e que ajudam o órgão a funcionar direitinho.

continua depois da publicidade

Kefir

O kefir é uma bebida famosa por sua ação probiótica. Por ser um alimento feito através da fermentação, costuma colaborar com o bom funcionamento intestinal e é uma boa pedida para quem tem prisão de ventre.

Aveia

Assim como o feijão, a aveia é um produto com alta quantidade de fibra solúvel, que serve como alimento para as bactérias do intestino. Se você não sabe o que comer no café da manhã ou no lanchinho da tarde, um mingau de aveia pode resolver o problema rapidinho.

Polenta

Esse clássico da culinária da sua avó é também uma boa opção de alimento quando pensamos na flora intestinal. Além de ser um produto com bastante fibra, a polenta também fermenta quando chega no intestino, melhorando o ambiente e colaborando com seu bom funcionamento.

continua depois da publicidade

Brócolis

Tanto o brócolis quanto outros vegetais crucíferos (couve-flor, repolho e couve) ajudam a proteger as bactérias do bem, que estão no intestino. O consumo frequente pode ser um aliado na prevenção de alguns tipos de câncer e de inflamações intestinais.

Viu só como comer bem é importante? Se você quiser fazer ajustes em sua dieta e receber orientações específicas para as suas demandas, marque uma consulta com uma boa nutricionista.