Cachorros sabem quando nós estamos mentindo para eles?

Seu cão sente quando você está triste ou feliz, mas e quando está contando uma mentira? Será que ele é capaz de saber?

Se você tem um cachorro em casa, sabe muito bem que o animal, além de lindo e inteligente, também é sensível a ponto de identificar quando o tutor está triste ou doente, por exemplo. Seguindo essa mesma lógica, é fácil entender nosso questionamento: e quando estamos mentindo, será que os cães percebem também?

continua depois da publicidade

De acordo com a ciência, sim. Uma pesquisa recente, conduzida por Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto, no Japão, avaliou a percepção dos cães através de algumas brincadeiras comuns que os seres humanos fazem com esses animais.

A partir do truque clássico de apontar para um objeto, de modo a incentivar o cachorro a buscar esse objeto, os cientistas tentaram entender se os animais seguiam os comandos cegamente ou se mudavam de comportamento conforme a sensação de confiança passada pelas pessoas que davam os comandos.

continua depois da publicidade

O estudo

Os cientistas avaliaram o comportamento de 34 cachorros, que foram submetidos a três rodadas de brincadeiras. Na primeira rodada, as pessoas indicavam aos animais, através do ato de apontar, onde estavam escondidos seus brinquedos e petiscos.

Na segunda rodada, as pessoas apontavam novamente para o pote de comida, que estava, de fato, no local indicado — mas havia uma mudança importante: o pote estava vazio.

A terceira rodada consistiu em apontar para o mesmo lugar, agora com novos petiscos. Os resultados mostraram que os cães, depois de se sentirem enganados, já não acreditavam mais nessa promessa do petisco disponível.

continua depois da publicidade

Depois, os cientistas repetiram o mesmo experimento, mas agora havia uma pessoa nova dando as orientações aos animais. Dessa vez, os cães se mostraram abertos a confiar no novo amigo. De acordo com Takaoka, isso indica que, sim, os animais sabem reconhecer quando são enganados e que isso afeta a confiança que sentem em relação à pessoa que os enganou.

Ao que parece, tudo o que sabemos sobre nossos amigos de quatro patas é verdadeiro: cachorros amam rotina, percebem as nossas emoções, têm uma capacidade ótima de aprendizado e são sensíveis ao comportamento humano.

Se notar que algo está errado com o seu cãozinho, não deixe de buscar ajuda de um bom veterinário. Lembre-se também de que, se você tem o hábito de enganar seu cachorro enquanto estão brincando, talvez isso impacte a maneira como ele percebe você em relação a um aspecto fundamental para a boa relação entre humanos e animais: confiança.

continua depois da publicidade