Estes 3 livros fizeram revelações sobre o futuro – mesmo sem intenção

São revelações que, na época em que as obras foram publicadas, eram impensáveis, e hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Livros de ficção-científica são conhecidos por abordar temas relacionados a tecnologia, ciência e ao futuro, além de ter um olhar crítico sobre o rumo que a humanidade está tomando em decorrência da busca incansável por avanços tecnológicos, controle da população e poder.

continua depois da publicidade

No entanto, o mais interessante nas obras literárias de ficção científica é a sua capacidade – em muitos casos – de revelar o futuro, mesmo não sendo essa a intenção. Algumas das situações narradas nos livros se tornaram realidade anos depois de eles serem publicados. Inclusive, algumas dessas previsões do futuro são surpreendentes.

A seguir, conheça 3 livros que fizeram revelações sobre o futuro da humanidade. São contextos impensáveis na época em que as obras foram publicadas, e que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

continua depois da publicidade

1. Feed, de M.T. Anderson (2002)

Publicado em 2002, Feed é um romance distópico para jovens adultos. A história se passa em um mundo em que as pessoas têm chips implantados em seus cérebros. Por meio desses chips, as pessoas conseguem acessar uma rede digital conhecida como “feed”.

Nessa rede, as pessoas podem interagir e compartilhar conteúdos. As corporações, por sua vez, podem usar os dados dos usuários do “feed” para enviar publicidade altamente personalizada.

Lembrou do Facebook e Instagram, plataformas da Meta? Pois então. Apesar de os chips de cérebro não serem uma realidade, Anderson acertou a forma como os dados são usados para atingir os consumidores com precisão nessas e outras plataformas.

continua depois da publicidade

O romance ainda aborda outras questões, como o consumismo, tecnologia da informação e a decadência ambiental.

2. Stand on Zanzibar, de John Brunner (1968)

No romance Stand on Zanzibar, John Brunner previu, em 1968, a formação da União Europeia, o aumento do terrorismo global, a disputa econômica entre Estados Unidos e China, por exemplo.

O escritor ainda previu a crescente aceitação do casamento gay e o declínio do uso de tabaco ao passo em que há a descriminalização da maconha.

continua depois da publicidade

Mas, a previsão mais surpreendente do romance de Brunner, é a eleição de um charmoso e popular político para a presidência dos EUA, o Sr. Obomi. Não tem como não lembrar de Barack Obama, o 44º presidente do país, que governou durante os anos de 2009 a 2017.

3. Earth, de David Brin (1990)

Em Earth, David Brin narra uma história que se passa 50 anos depois do ano em que o livro foi publicado, em 1990. No livro, Brin prevê o surgimento de uma World Wide Web e o progresso tecnológico, que ocasiona na perda de privacidade.

O autor ainda prevê algoritmos que rastreiam nossas compras e sugerem compras futuras, câmeras com reconhecimento facial e celulares que informam a outras pessoas onde estamos.

continua depois da publicidade