Qual é o coletivo de “porco”? Resposta vai te surpreender

O coletivo de porco é um substantivo coletivo que refere-se a um conjunto de animais específicos, no caso, os suínos de grande porte.

O coletivo de porco faz parte da categoria de substantivos coletivos na língua portuguesa. Neste sentido, eles representam um substantivo comum que, ainda no singular, indica um agrupamento como uma multiplicidade de seres da mesma espécie ou conjunto de elementos organizados por terem a mesma natureza.

continua depois da publicidade

Sendo assim, assim como alcateia representa um conjunto de lobos e cardume significa um agrupamento de peixes, o coletivo de porco é utilizado para descrever um grupo composto por esses animais.

Ainda que sejam de raças ou gêneros diferentes, são colocados numa mesma categoria por fazerem parte da família animal de suínos. Saiba mais a seguir:

continua depois da publicidade

Qual é o coletivo de porco?

O coletivo de porco é vara. Entretanto, pode-se utilizar outras expressões para representar um agrupamento desses animais, como porcada, alfeira, piara, persigal, suinaria e alfeire.

Há ainda alguns dicionários que definem o substantivo coletivo de porcos como manada, mas essa expressão é comum a todos os conjuntos de animais.

Sendo assim, costuma-se referir-se a rebanhos de gado de grande porte com a expressão manada. Porque os porcos são gados suínos, pode-se utilizar esse termo. No geral, é mais comum utilizar manada de bois, vacas, búfalos e até mesmo de elefantes ou cavalos maiores.

continua depois da publicidade

Na língua portuguesa existem substantivos coletivos que são genéricos para descrever um conjunto de animais não específicos.

Porém, existem substantivos coletivos específicos para determinar agrupamentos detalhados, como é o caso de vara para o coletivo de porco, enxame para o conjunto de abelhas e revoada para aves.

A palavra porco tem etimologia do latim porcus, referindo-se ao suíno doméstico, assim como da palavra indo-europeia porko. Em contrapartida, a palavra vara parte do latim, utilizada também no aspecto de um ramo flexível.

continua depois da publicidade