60% da população adulta já está imunizada contra a COVID-19, informa governo

Comparando com o número de mortes registradas em abril (82,2 mil vidas), o mês de setembro (16,3 mil vidas) teve o menor índice.

Nesta quarta-feira (06/10), o Brasil atingiu a marca de 60% da população adulta com imunização completa contra a COVID-19. Em números, isso significa que 95,3 milhões de pessoas no Brasil já tomaram as duas doses da vacina, ou a vacina de dose única.

continua depois da publicidade

Desde junho, o governo tem observado os reflexos da campanha de vacinação do país. O principal deles é a queda de 70% no número de casos e óbitos por COVID-19.

Comparando com o número de mortes registradas em abril (82,2 mil vidas), o mês de setembro (16,3 mil vidas) teve o menor índice de mortes de 2021, contabilizando uma redução de 80% dos casos.

continua depois da publicidade

Uma estratégia que tem sido implementada pelo Ministério da Saúde é a aplicação de uma dose de reforço em idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais da saúde que estão na linha de frente.

O reforço está sendo recomendado para as pessoas que tomaram a segunda dose da vacina há mais de seis meses. Preferencialmente, a dose de reforço está sendo feita com o imunizante da Pfizer, independente a vacina aplicada no primeiro ciclo de imunização.

Passaporte de Vacinação

Algumas capitais possuem um grande fluxo de turistas e são sede de eventos. Com o avanço do processo de imunização, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já estão planejando a reabertura das atividades e por meio do uso do Passaporte de Vacinação.

continua depois da publicidade

Essa medida pretende fazer com que a reabertura dos estabelecimentos e produção de eventos seja feita de forma progressiva. Isso com o objetivo de que ocorra uma melhora no fluxo econômico das cidades, sem comprometer os avanços no tocante a saúde pública.