72% das cidades de SP não registraram mortes por COVID-19 na última semana

Na próxima segunda-feira (11/10), pessoas acima de 80 anos que tomaram a segunda dose em abril já podem tomar a de reforço.

O governo do estado de São Paulo divulgou uma estatística positiva em relação aos casos da COVID-19. Conforme o boletim da Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 72% dos 645 municípios paulistas não tiveram mortes em decorrência do coronavírus na última semana. Isso indica que foram 467 municípios sem registros de óbitos pela pandemia.

continua depois da publicidade

O governador João Dória (PSDB), afirmou que o motivo para a queda nos números de mortos por COVID-19 é resultado das vacinas aplicadas. O estado foi um dos primeiros a iniciar o processo de vacinação e os boletins emitidos indicam que 60% da população paulista já está imunizada com a dose única da Janssen ou com as duas doses da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer.

Até o fechamento desta matéria, o estado de São Paulo somava mais de 150 mil mortes por COVID-19. O estado começou em setembro a aplicação da terceira dose, também chamada de dose de reforço, em idosos acima dos 60 anos. Agora, são os profissionais de saúde que recebem as doses do imunizante.

continua depois da publicidade

Como a primeira pessoa no Brasil a receber a vacina, a enfermeira Mônica Calazans, igualmente, foi a primeira brasileira a receber a dose de reforço como profissional de saúde. A vacina foi aplicada pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Na próxima segunda-feira (11/10), pessoas acima de 80 anos que tomaram a segunda dose em abril já podem tomar a de reforço. É necessário procurar um dos postos de atendimento da vacina ou realizar o agendamento para tomar em casa no caso de pessoas acamadas ou impossibilitadas de se deslocarem.

O calendário para pessoas entre 75 e 79 anos é de 18 a 24 de outubro. Lembrando que a cidade de São Paulo estuda acabar com a restrição do uso obrigatório de máscara e, aos poucos, está flexibilizando algumas medidas. Os jogos em estádios, por exemplo, já voltaram a receber público com cerca de 30% de sua capacidade.

continua depois da publicidade