Anvisa aprova novo tratamento para HIV com somente um comprimido

O medicamento reduz a quantidade de HIV presente no organismo, o que o mantém em um nível considerado baixo. Saiba mais.

Um novo tratamento contra o vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) traz novas esperanças aos portadores da doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (29/11), o tratamento a partir da junção de duas substâncias em um único comprimido.

continua depois da publicidade

Assim, as substâncias lamivudina e o dolutegravir sódico estarão presentes em um único medicamento para o tratamento da dose diária dos antivirais. A agência informou que as doses diárias em um único comprimido tornam o tratamento mais simples e, consequentemente, provoca a adesão dos pacientes.

O remédio poderá ser prescrito em dose única para adultos e adolescentes a partir dos 12 anos e com peso que seja pelo menos na casa dos 40 kg. O medicamento ainda reduz a quantidade de HIV presente no organismo do paciente, o que o mantém em um nível considerado baixo e projeta um aumento da contagem de células CD4.

continua depois da publicidade

Conforme informações da Agência Brasil, repassadas pela Anvisa, o respectivo medicamento será receitado como um regime completo de tratamento da infecção pelo HIV. Vale salientar que o paciente não poderá apresentar histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

A distribuição de antirretrovirais no Brasil é gratuita, por força de lei aprovada em 1996. A aprovação foi concedida ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. (GSK Brasil), que atuou no desenvolvimento da pesquisa com resultados satisfatórios e convincentes.

Ainda não existe uma data específica para o medicamento ser disponibilizado, mas o governo, através do Ministério da Saúde, deverá se manifestar pela aquisição e poder oferecer para o tratamento de milhares de pessoas no país.

continua depois da publicidade