Alimentos menos calóricos; confira 8 opções para incrementar suas receitas

A seguir, conheça alguns produtos que, além de não engordarem, são saudáveis e com bons valores nutricionais.

Cuidar da sua alimentação é importante por diversos motivos, e se a intenção for perder peso, não tem milagre: o que funciona mesmo é o déficit calórico, que significa ingerir menos calorias do que gasta ao longo do dia.

continua depois da publicidade

Um profissional da área de nutrição ou nutrologia pode avaliar seu caso individualmente e sugerir mudanças alimentares, o que é a abordagem mais correta quando a ideia é emagrecer. De qualquer forma, é sempre interessante conhecer melhor os alimentos e entender que alguns deles são mais saudáveis e têm menos calorias, o que é importante para a sua saúde. Veja alguns desses alimentos menos calóricos a seguir:

  1. Repolho: esse produto é bastante saudável, além de ser fonte das vitaminas A, C, K e B6 e de muitos antioxidantes, que ajudam seu corpo a se livrar dos efeitos dos radicais-livres. Uma porção de 100 g tem somente 25 calorias.
  2. Abobrinha: abundante em substâncias como cobre, zinco e selênio, a abobrinha também é rica em fibras e ajuda no controle da glicemia no sangue e do funcionamento intestinal. Uma porção de 100 g tem apenas 20 calorias.
  3. Morango: essa fruta deliciosa tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes no organismo. Pode comer à vontade, pois 100 g de morangos têm apenas 30 calorias.
  4. Tomate: o tomate é um alimento versátil, saboroso e rico em vitamina C, fibras e potássio. Uma porção de 100 g tem 19 calorias, apenas.
  5. Melancia: a fruta favorita da Magali é feita por 95% de água, sabia? Além de proporcionar saciedade e hidratação, a melancia tem pouca caloria: em 100 g são apenas 30 kcal.
  6. Pepino: taí outro vegetal saudável, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos no corpo e a melhorar a circulação do sangue. Uma porção de 100 g tem apenas 16 calorias.
  7. Berinjela: mais opção saudável de alimento. A berinjela é rica nas vitaminas A, C e do complexo B, além de ser uma ótima fonte de cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio e fibras. Uma porção de 100 g tem 20 calorias.
  8. Laranja: comer uma laranja já é suficiente para que seu corpo receba a quantidade necessária de vitamina C por dia. Além disso, a fruta é rica em fibras e combina com diversos preparos. Uma laranja tem, em média, 47 calorias.

Viu só como existem muitos alimentos pobres em calorias, mas ricos em nutrientes? Sempre que possível, prefira o consumo de produtos da horta, carnes magras e carboidratos complexos. Seu corpo agradece.

continua depois da publicidade