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Quais são os benefícios da caminhada? Descubra aqui

Precisa de um estímulo para se movimentar mais? Então confira o texto a seguir.

A prática regular de atividades físicas é uma ótima aliada em termos de saúde física e mental. A caminhada é um dos exercícios mais democráticos e que podem ser inseridos em sua rotina de forma simples e gradual, trazendo benefícios em curto e longo prazo.

Se você ainda não tem o hábito de fazer caminhadas e é o tipo de pessoa que gosta de entender melhor por que algumas coisas fazem bem à saúde, veja, a seguir, quais são os benefícios experimentados pelas pessoas que caminham todos os dias.

Melhora a saúde de um modo geral

O corpo humano precisa se movimentar para funcionar bem, por isso, quando você começa a fazer caminhadas todos os dias, mesmo que por pouco tempo, alguns pontos já começam a sofrer o impacto positivo dessa atividade física.

Sua pressão arterial fica mais controlada, você queima mais calorias e até o humor fica melhor.

Faz bem para a memória e a cognição

Alguns estudos já relacionaram a caminhada diária com aumento da massa cinzenta no cérebro. A prática está relacionada, inclusive, à diminuição nas chances de desenvolver demência e a Doença de Alzheimer.

Diminui os níveis de estresse

Se você sofre com ansiedade, depressão e sente os efeitos do estresse, caminhar diariamente pode ajudar a lidar com esses problemas, especialmente se você passar por algum caminho em meio à natureza, como em um parque ou uma rua bem arborizada.

Faz bem à saúde dos ossos e dos músculos

Caminhar todos os dias faz com que você trabalhe sua musculatura e movimente os ossos, o que, como resultado, traz melhor tônus muscular e fortalece as articulações, já que, ao andar, você trabalha com o peso do próprio corpo.

Melhora a qualidade do seu sono

Quando você se movimenta durante o dia, chega à noite com mais necessidade de descanso, o que ajuda a dormir mais depressa e a ter uma boa qualidade de sono.

É um exercício ideal para iniciantes

Se a intenção for sair do sedentarismo, começar pela caminhada é uma ótima ideia, até mesmo por ser um exercício simples, de baixo impacto e que pode ser feito conforme os seus horários e possibilidades.

Em casos mais graves de sedentarismo e obesidade, consultar um médico cardiologista é sempre recomendado para que esse profissional possa avaliar sua resistência física e ajudar a estabelecer metas e limites saudáveis.

Viu só como caminhar diariamente faz bem à saúde? Comece aos poucos e, sempre que puder, evite o usar o carro e faça trajetos pequenos, como ir à padaria, a pé. Seu condicionamento físico agradece.

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