5 fatores que aceleram o envelhecimento de sua pele

Veja, a seguir, quais hábitos devem ficar de lado se a intenção for ter uma pele mais jovem e firme.

É normal e natural que a pele perca o viço e fique mais flácida e com rugas com o avançar da idade. Ainda assim, alguns cuidados básicos podem retardar esse processo e ajudar você a ter uma aparência mais saudável. O contrário também é verdadeiro: alguns hábitos são capazes de acelerar o envelhecimento da pele. Veja quais são eles a seguir:

continua depois da publicidade

Tomar pouca água

A água é a nossa principal fonte de hidratação, e quando negligenciamos esse aspecto, é comum que a pele fique mais seca, flácida e sem viço.

Crie o hábito de tomar água frequentemente — a ingesta ideal é de 2 litros por dia.

continua depois da publicidade

Deixar de usar o protetor solar

Cremes de proteção solar são fundamentais e devem ser usados diariamente, mesmo que você fique apenas em ambientes internos.

Os raios solares são responsáveis por 80% do envelhecimento da sua pele, por isso é fundamental usar filtro solar no rosto (com fator de proteção de, no mínimo, 30) e no corpo (com fator de proteção de, no mínimo, 15).

Exagerar no consumo de gorduras e açúcares

Sua alimentação também impacta a saúde da pele. Substâncias como açúcar e gordura, quando consumidas em excesso, prejudicam a qualidade do colágeno, deixando a pele mais flácida e com rugas.

continua depois da publicidade

Dormir mal

Uma noite insuficiente de sono prejudica a produção de hormônios importantes e com efeito rejuvenescedor, como a melatonina e o hormônio do crescimento.

Como resultado, a pele fica sem viço e você acorda com olheiras.

Não fazer exercícios físicos

O sedentarismo é outro inimigo da sua pele. Movimentar o corpo é fundamental para ter uma boa circulação de sangue, combater a flacidez, diminuir a gordura localizada e reduzir os focos de celulite. Além disso, quem se exercita com regularidade dorme melhor.

continua depois da publicidade

E aí, que tal tentar mudar esses hábitos e ter mais saúde e qualidade de vida? Lembrando que nosso texto não substitui informações de dermatologistas. Caso queira saber mais detalhes relacionados à sua realidade, é importante marcar uma consulta com o profissional de sua preferência.