5 incríveis benefícios da natação que você ainda não sabia

Nadar é uma atividade que faz bem ao corpo e à mente. Confira mais vantagens a seguir.

Praticar atividades físicas é fundamental para ter uma boa saúde. Um dos exercícios mais comuns, quando pensamos em modalidades além das mais tradicionais, como musculação e aulas de aeróbica, é a natação.

continua depois da publicidade

Além de ser um esporte de baixo impacto, o que é importante para muitas pessoas com doenças nos ossos e nas articulações, praticar natação traz uma série de benefícios para o corpo. Confira alguns deles:

Melhora a respiração

Como se trata de um esporte que é praticado em um ambiente com bastante água e, por consequência, umidade, a natação diminui os sintomas da asma, melhora a musculatura do tórax, fortalece os pulmões e aumenta a capacidade do corpo de absorver oxigênio.

continua depois da publicidade

Diminui o estresse

O contato com a água, por si só, já tem efeito relaxante, mas a natação exige que você combine a sua respiração com os movimentos do corpo. Adivinha quem mais faz isso? Sim, a meditação. Por isso, nadar tem também efeitos antiestresse.

Ajuda no processo de emagrecimento

Lembra que falamos sobre a natação ser um exercício de baixo impacto físico? Isso é importante para muitas pessoas acima do peso, que podem se lesionar se começarem a fazer outros tipos de atividades, como a corrida.

Além disso, a natação é uma atividade física que queima bastante calorias, o que colabora com o processo de emagrecimento.

continua depois da publicidade

Faz bem à saúde cardíaca

Todos os movimentos que o corpo faz enquanto está nadando, em combinação com a respiração coordenada, ajudam o coração a ficar mais forte e trabalhar melhor, além de colaborar com a diminuição de gordura nas artérias.

A pressão que a água exerce sobre o corpo também é muito positiva, pois melhora a circulação do sangue.

Deixa o corpo todo mais forte

A natação é um exercício que envolve simplesmente todos os grupos musculares do seu corpo, por isso você ficará mais forte de um modo geral. O ato que o nadador faz de propulsionar na água faz com que ele ganhe muita resistência e consciência corporal.

continua depois da publicidade

Viu só como é importante praticar atividades físicas? Se você escolher a natação, pode ter certeza de que, em breve, sentirá todos esses benefícios e muitos mais. Lembre-se de consultar um profissional capacitado caso você não tenha costume com a prática.