Pilates é bom para o quê? Confira benefícios ao fazer os exercícios

Muita gente faz pilates, mas você sabe como essa atividade física melhora seu corpo e sua saúde?

Fazer atividades físicas é fundamental para ter saúde. Uma das modalidades mais populares é o pilates que, embora pareça um exercício de alongamento, é muito mais do que isso! A seguir, veja por que fazer pilates melhora o condicionamento do seu corpo e, inclusive, a sua saúde mental.

continua depois da publicidade

Conheça os benefícios do pilates

É ótimo para a postura e ajuda a diminuir as dores nas costas

Quando não nos exercitamos, acabamos perdendo a flexibilidade do corpo e nos movimentamos de forma errada, resultando em má postura e dores nas costas. Ao fazer os movimentos do pilates, seu corpo fica mais tonificado, a postura melhora e as dores diminuem consideravelmente.

Fortalece os músculos do core

Quando falamos em core no corpo humano, nos referimos à musculatura do abdome. Os exercícios do pilates valorizam muito essa região, fortalecendo esses músculos que sustentam a coluna.

continua depois da publicidade

Previne lesões

Os exercícios do pilates trabalham todos os músculos do corpo, ou seja: é muito mais improvável que você se lesione, uma vez que o desequilíbrio nos treinos é bem menor.

Ajuda você a ter mais flexibilidade

Como você sabe, fazer pilates exige muito alongamento e sustentação muscular. Esses exercícios são ótimos para os músculos e os tendões, deixando você com mais flexibilidade.

Promove sensação de energia

Praticar atividades físicas faz com que o corpo libere endorfina e dopamina, substâncias que nos causam as sensações de bem-estar e de energia nas alturas. Isso é ainda mais importante para quem está enfrentando algum tipo de doença mental, como a depressão ou a ansiedade.

continua depois da publicidade

Melhora a qualidade do sono

Movimentar-se e trabalhar a musculatura ao longo do dia faz com que o corpo canse e, por consequência, precise de repouso. Isso ajuda você a pegar no sono mais rapidamente e a ter uma noite bem dormida.

Ajuda você a ter consciência corporal

Consciência corporal é a noção que uma pessoa tem a respeito dos próprios limites físicos em termos de equilíbrio, tônus muscular, batimentos cardíacos etc. O pilates é muito importante nesse sentido também.

Viu só como fazer pilates traz muitos benefícios para a saúde? Se era de incentivo que você precisava, esperamos ter colaborado.

continua depois da publicidade