11 alimentos que são ricos em magnésio e fazem bem para a saúde

O mineral é fundamental para manter diversas funcionalidade do nosso corpo. Saiba mais.

Os alimentos ricos em magnésio são essenciais em nossa dieta, uma vez que o mineral é fundamental para manter diversas funcionalidades do nosso corpo. As sementes, oleaginosas, frutas e os legumes são alguns exemplos desses alimentos.

continua depois da publicidade

Quando ingeridos, os alimentos ricos em magnésio ajudam a produzir proteínas, mantêm um bom funcionamento do sistema nervoso, aumentam a energia do corpo, controlam o açúcar no sangue e a pressão arterial.

Além disso, dão a sensação de bem-estar, facilitam a transmissão de impulsos nervosos, regulam as contrações musculares, fora outras funcionalidades que o magnésio mantém no nosso organismo.

continua depois da publicidade

A seguir, conheça 11 alimentos que são ricos em magnésio e fazem bem para a nossa saúde.

1. Sementes

As sementes são ótimas fontes de magnésio. Uma das principais é a semente de linhaça. Para se ter uma ideia, essa semente fornece 362 mg do mineral em uma única porção de 100 gramas. Ela é ainda rica em ácidos graxos como ômega 3, 6 e 9.

Outra semente rica em magnésio é a de abóbora. Em 100 gramas desse alimento há 262 mg do mineral. Além disso, a semente é rica em ferro, vitaminas A, E e B e ômega 3.

continua depois da publicidade

2. Leguminosas

As leguminosas, como lentilhas, ervilhas, feijões e soja, são também alimentos ricos em magnésio. Em 100 gramas de soja, por exemplo, há 86 mg de magnésio, o que representa 25% da recomendação diária do nutriente. Além disso, as leguminosas são ricas em proteínas, potássio, ferro e fibras.

3. Cereais integrais

Os cereais integrais, como aveia, cevada e trigo, são fontes ricas em magnésio. Além disso, grande parte dos cereais oferece outras vitaminas e minerais, tais como as vitaminas do complexo B, selênio e fibras.

4. Abacate

O abacate é outro alimento rico em magnésio. Mas não somente. O alimento ainda é fonte de vitaminas e minerais, como a vitamina K, vitaminas do complexo B e o potássio.

continua depois da publicidade

5. Banana

A banana é conhecida por ser uma fonte rica em potássio, mas ela é também umas fontes do magnésio. Não bastasse isso, a fruta ainda é rica em fibras e ferro.

6. Castanha de caju

A castanha de caju é uma das oleaginosas que é rica em magnésio. O alimento também possui em sua composição excelentes quantidades de gorduras boas, fósforo e zinco.

7. Espinafre

O espinafre é um dos alimentos ricos em magnésio. Além disso, ele é fonte de vitamina C, K e A e ferro.

continua depois da publicidade

8. Salmão

O salmão é um dos peixes que possuem boas quantidades de magnésio em sua composição. O peixe ainda possui vitaminas do complexo B, potássio e antioxidantes.

9. Chocolate amargo

Para os amantes do chocolate, há uma boa notícia. O chocolate amargo é uma fonte rica em magnésio. Para se ter uma ideia, 28 gramas desse chocolate têm 15% de nossa necessidade diária de magnésio.

10. Amendoim

Presente na nutrição esportiva e indicado para adeptos de atividades físicas, o amendoim tem cerca de 100mg de magnésio para cada 100 gramas do alimento.

11. Nozes

A maioria das nozes é também um alimento rico em magnésio. Além disso, é uma boa fonte de fibra e gordura monoinsaturada, e tem demonstrado melhorar os níveis de açúcar e colesterol no sangue em diabéticos.

Recado importante: Para saber mais informações sobre os benefícios do magnésio para o seu corpo ou como incluir os alimentos ricos nesse mineral em sua dieta, procure um especialista.