Estes alimentos podem roubar o cálcio de seu corpo; veja quais

Sabia que, em alguns casos, é importante tentar não misturar alimentos, pois um pode prejudicar a absorção nutricional do outro?

Entender um pouco a respeito de como funciona o corpo humano em relação à absorção nutricional dos alimentos é sempre interessante. Primeiro, porque podemos entender a importância de uma dieta equilibrada e variada e segundo porque, depois de saber disso, conseguimos fazer escolhas mais saudáveis.

continua depois da publicidade

O Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que se formou pela Universidade Federal de Goiás, já atendeu em clínica e atualmente está fazendo parte do programa de residência em Terapia Intensiva.

A nutricionista nos explicou que alguns alimentos podem prejudicar a forma como o corpo absorve o cálcio da comida ou, ainda, colaborar para que esse cálcio seja eliminado em quantidades maiores pela urina ou outros meios.

continua depois da publicidade

Hortência conta que, entre os alimentos capazes de alterar a concentração de cálcio do nosso organismo, estão:

  • Refrigerantes;
  • Gorduras;
  • Café em excesso.

A cafeína, presente no café, nos refrigerantes de cola e em alguns chás, é conhecida por prejudicar também a absorção de ferro.

A vitamina C, por outro lado, ajuda o corpo a absorver mais ferro dos alimentos, por isso é comum o consumo de laranja e couve (ambos ricos em vitamina C) como acompanhamentos da feijoada (fonte de ferro).

continua depois da publicidade

Bacana aprender essas coisas, não é mesmo? Assim podemos fazer escolhas alimentares mais inteligentes. Se a ideia for seguir uma dieta específica para algum fim, como emagrecer ou tratar alguma deficiência nutricional, o ideal é marcar uma consulta com uma nutricionista.