Estes 6 alimentos ajudam a retardar o envelhecimento de pele

Uma alimentação saudável e equilibrada tem o poder de deixar sua aparência mais jovial, sabia?

A alimentação influencia a sua pele muito mais do que você imagina. Só para você ter ideia, o ato de tomar pouca água ao longo do dia já colabora para que a pele fique mais ressecada e sem viço, por exemplo.

continua depois da publicidade

O Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que falou a respeito da relação entre alimentação e envelhecimento da pele. Hortência é formada pela Universidade Federal de Goiás e atualmente faz residência em Terapia Intensiva, no Hospital de Clínicas da mesma instituição (HC/UFG).

Ela nos explica que, de fato, “alguns alimentos podem ‘retardar’ os efeitos do envelhecimento da pele, principalmente alimentos que são fontes de vitaminas que auxiliam na renovação celular e com efeitos antioxidantes evitando assim um ‘envelhecimento precoce’ da pele”.

Quando falamos em vitaminas com ação antioxidante, como é o caso das vitaminas A e C, isso significa que essas substâncias reduzem a ação dos radicais-livres no corpo humano e que também diminuem os efeitos do chamado “fotoenvelhecimento”, que é o envelhecimento acelerado devido à ação dos raios solares.

continua depois da publicidade

Entre os alimentos destacados pela nutricionista, estão:

  1. Cenoura;
  2. Brócolis;
  3. Laranja;
  4. Limão;
  5. Ovos;
  6. Peixes.

Lembre-se de que outros fatores e hábitos relacionados a estilo de vida também contribuem com o envelhecimento precoce da pele, como o tabagismo, o sedentarismo, o estresse e o abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Para saber exatamente quais ajustes precisam ser feitos em sua alimentação, é preciso marcar uma consulta com um profissional de nutrição. A partir de exames clínicos e laboratoriais, a nutricionista poderá elaborar um plano alimentar individual e que considere as suas preferências e necessidades.

continua depois da publicidade

Se tiver queixas em relação à saúde da sua pele, o ideal é ir a um dermatologista. Lembre-se também de que o uso diário de protetor solar é fundamental.