Tem pele oleosa? Confira 3 truques práticos para aplicar no dia a dia

Veja, a seguir, algumas dicas para controlar a oleosidade da pele.

Ter uma pele oleosa pode colaborar para o aumento da acne, atrapalhar na hora de usar maquiagem e, claro, trazer alguns problemas de autoestima. Se você sofre com esse problema e deseja que seu rosto não fique “brilhando” o tempo todo, experimente seguir alguns dos truques que listamos abaixo:

continua depois da publicidade

Limpe e hidrate bem a pele

Apesar de não parecer, a verdade é que a pele oleosa também precisa ser hidratada, sabia? O ideal é escolher produtos próprios para quem produz mais oleosidade e manter uma boa rotina de cuidados diários: escolha sabonetes, tônicos e hidratantes feitos especialmente para o seu tipo de pele.

A hidratação é fundamental e, no caso de quem tem pele oleosa, a desidratação traz como efeito a produção de mais óleo. É muito comum que as pessoas acreditem que esse tipo de pele não precisa de cremes hidratantes, mas esse é um grande mito.

continua depois da publicidade

Felizmente, existem produtos para todos os bolsos no mercado, então a dica é fazer uma boa pesquisa e escolher pelo menos um sabonete e um hidratante específico para peles mais oleosas.

Evite espremer as espinhas

A vontade de espremer aquela espinha intrusa é tentadora, a gente sabe, mas a prática é nociva em todas as circunstâncias, especialmente para quem tem pele oleosa. Espremer uma espinha faz com que a inflamação na área fique mais intensa, aumentando o tempo natural de cicatrização.

Se você tem uma pele com muita acne, o jeito é usar produtos específicos para o caso. Infelizmente, não existem milagres.

continua depois da publicidade

Não tome banhos quentes demais

Ainda que o inverno nos faça querer um banho quente, o ideal é deixar a temperatura da água o mais morna possível. A água quente demais remove a oleosidade natural da pele, deixando-a desidratada, ocasionando uma produção ainda maior de sebo.

Se você estiver com dificuldades de controlar a oleosidade da sua pele, não deixe de marcar uma consulta com um dermatologista.