Tudo Bahia
Portal de Notícias

6 dicas valiosas para evitar o envelhecimento precoce da sua pele

Engana-se quem pensa que os tratamentos e procedimentos estéticos devem ser a principal linha de combate ao envelhecimento precoce da pele. Entenda.

Envelhecer é um processo natural do corpo humano. Na pele, o envelhecimento se torna mais aparente ainda. De acordo com a Sociedade Brasileira de dermatologia, o organismo envelhece quando ocorre a morte das células somáticas, as quais não se renovam como na juventude.

Já o envelhecimento precoce, como o próprio diz, acontece antes do tempo natural, podendo ser genético ou por um conjunto de hábito errados que temos diariamente e que podem ser evitados.

Assim, engana-se quem pensa que os tratamentos e procedimentos estéticos devem ser a principal linha de combate ao envelhecimento precoce da pele.

Para ter uma pele saudável é necessário adotar basicamente em bons hábitos, os quais servem também para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Sabendo disso, preparamos uma lista com 6 dicas valiosas para evitar o envelhecimento precoce da sua pele.

1. Lave o rosto diariamente

A primeira dica para evitar o envelhecimento precoce de sua pele é lavar o rosto todos os dias. E, após isso, usar dermocosméticos específicos para seu tipo de pele.

Para quem usa maquiagem, é fundamental remover toda a make previamente, com a ajude de um demaquilannte ou de uma solução micelar.

Dessa forma, você não corre o risco de acumular resíduos no rosto.

2. Utilize protetor solar

Mesmo que você não consiga enxergar, mas a sua pele sofre com os impactos da exposição solar, mesmo que não fique avermelhada.

Então, é essencial proteger sua pele todos os dias todo excesso de Sol, e não somente quando você está na praia ou na piscina.

A dica é escolher um protetor solar com FPS 30 – no mínimo – e não se esquecer de reaplicá-lo ao longo do dia.

3. Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é outra dica valiosa para evitar o envelhecimento precoce da sua pele. É importante investir em uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais frescos.

Ao mesmo tempo que é importante evitar o consumo de alimentos industrializados e enlatados, uma vez que eles contêm em excesso sódio, açúcar e gordura.

4. Pratique exercício físico

Praticar exercício físico diariamente melhora imunidade e a circulação sanguínea e ainda deixa a pele mais viçosa e tonificada. Assim, fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos todos os dias já é um primeiro passo para deixar de lado o sedentarismo.

5. Beba água

A água é fundamental para a saúde do corpo como um todo, como bem sabemos. A dica é beber uma quantidade de água que esteja de acordo com seu peso corporal.

6. Pare de fumar

Outra dica valiosa para evitar o envelhecimento precoce de sua pele é parar de fumar. Isso porque, o cigarro possui substâncias tóxicas que causam o ressecamento e envelhecimento precoce da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o contato com a fumaça do cigarro provoca a perda de elasticidade cutânea. Não bastasse isso, as substâncias presentes no produto reduzem o fluxo sanguíneo da pele, impedindo os tecidos de receberem a quantidade de oxigênio adequada.

O resultado disso é o envelhecimento da pele, surgimento de rugas, principalmente na região da boca, e um tom mais amarelado da pele.

Seguindo essas dicas valiosas você consegue evitar o envelhecimento precoce de sua pele. Mas, claro, elas não substituem a consulta com um bom dermatologista. Então procure um bom profissional para te orientar da melhor forma a cuidar a sua pele de acordo com o tipo dela.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais