Tudo Bahia
Portal de Notícias

Confira hábitos saudáveis que têm o potencial de evitar a hipertensão

Especialista alerta para os cuidados que podem diminuir incidência da doença.

A hipertensão é uma doença crônica e silenciosa, que acomete mais de 38 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Conhecida como “pressão alta”, a enfermidade é um dos principais fatores de risco para o surgimento de outras doenças, como de ordens renais e cardiovasculares.

O diagnóstico é feito a partir de, no mínimo, duas aferições da pressão arterial em duas visitas ao médico. A medição é feita através de milímetros de mercúrio, calculando o valor da pressão sistólica – quando o coração bombeia o sangue para o corpo – e da pressão diastólica – quando o coração relaxa.

Por ser silenciosa, a hipertensão é uma doença assintomática, caracterizada pela elevação contínua da pressão arterial, sendo diagnosticada quando esses níveis são iguais ou maiores que 14 por 9.

A doença aumenta o risco de desenvolvimento de acidente vascular encefálico (AVC), infarto, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e insuficiência renal, atacando, principalmente, vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins.

Apesar de não ter cura, além de tratamentos medicamentosos e cuidados com uma vida saudável, a enfermeira e professora da Estácio RS, Thayane Martins Dornelles, alerta para a importância dos cuidados com a saúde para evitar a hipertensão.

“É importante já começar a adotar medidas de hábitos saudáveis. Para quem fuma, indicamos cessar o tabagismo. Além disso, diminuição do consumo do sódio (sal) e a realização de alguma atividade física. Não há indícios de que algum tipo de atividade possa fazer o diagnóstico evoluir”, alerta.

Ainda, a hipertensão pode ter pré-disposição genética, além de outros fatores de risco combinados, como:

  • Consumo de bebidas alcóolicas;
  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Grau elevado de colesterol.

Os tratamentos são indicados a partir de determinação médica do melhor método para cada paciente, mas é imprescindível adotar as medidas indicadas para uma mudança de estilo de vida. Além disso, a pressão alta tem maior incidência em homens, idosos e diabéticos.

Sobre as medições

Ainda que as aferições sejam realizadas em duas consultas diferentes, é preciso dar atenção para algumas questões.

Em caso de atividades físicas realizadas próximas ao momento da consulta, além do consumo de café, devem ser observadas, dando um tempo de, em média, 5 minutos para descanso do paciente.

Pessoas com pressão acima de 180 já podem ser diagnosticadas com a doença sem uma segunda medida.

Sobre a Estácio: A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única.

É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico.

Está presente em 25 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.

No Rio Grande do Sul, o campus, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Marechal Floriano Peixoto, 626), disponibiliza 9 cursos de graduação presencial, além de MBA e programas de pesquisa, em diversas áreas do conhecimento.

O campus também oferece serviços gratuitos para a comunidade, como atendimentos jurídicos, de gestão e marketing para negócios e organizações e contabilidade para pessoa física e jurídica.

Para quem prefere a modalidade a distância, a Estácio também disponibiliza um variado portfólio. Confira a lista completa dos cursos e mais informações no site.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais