O pão integral é mais saudável do que o branco? Veja mitos e verdades

Você também tem dúvidas a respeito de qual pão é melhor? Então confira a nossa conversa com uma nutricionista.

Sempre que falamos a respeito de alimentação saudável, surgem algumas dúvidas comuns, como a diferença real entre o pão branco e o integral. É muito frequente encontrarmos quem diga que o pãozinho tradicional da padaria deve ser aposentado e dar lugar à versão feita com trigo integral, mas será que é isso mesmo?

continua depois da publicidade

O Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz sobre o assunto. Formada pela Universidade Federal de Goiás e atualmente integrante do programa de residência em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da mesma instituição (HC/UFG), ela nos explicou um pouco mais sobre as diferenças entre os dois tipos de pães.

O pãozinho não é vilão

Em primeiro lugar, Hortência destacou que comer pão não engorda, diferentemente do que muitas pessoas acreditam: “O pão não é o culpado pelo excesso de peso, o que vai fazer você ganhar peso é o excesso de calorias que você consome ao longo do dia por dias seguidos”.

continua depois da publicidade

Em relação à diferença entre o pão branco e o integral, a nutricionista esclareceu que, de fato, a versão integral é mais saudável, mas ressaltou que é preciso lermos as informações nos rótulos dos produtos, pois “para um pão ser considerado integral é necessário que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral, atenção também {a quantidade de açúcar presente nesse alimento, muitas vezes ele acaba sendo adicionado em excesso pelas indústrias”.

Quando perguntada a respeito da crença que algumas pessoas têm de que comer pão aumenta os níveis de açúcar no sangue, Hortência explicou que isso é um mito. O que acontece é que, como o pão é um alimento feito à base de carboidrato, ele pode provocar um pico de glicemia se consumido sozinho.

Para evitar esse aumento repentino, ela nos aconselha a preferir o pão integral, combinado com o consumo de alguma fonte de proteína e lipídio, como ovos mexidos ou queijo branco. E você, prefere o pão integral ou o branco?

continua depois da publicidade

Agora, você já sabe que não precisa abolir totalmente o pãozinho da padaria, mas que, sempre que possível, é importante escolher as versões mais saudáveis do produto.