Quer fazer terapia mas não sabe qual abordagem escolher? Veja dicas de especialista

Veja como foi a entrevista que fizemos com uma psicóloga.

Foi-se o tempo em que falar sobre terapia era “coisa de gente louca”. Na verdade, qualquer pessoa, independentemente de seu estado de saúde mental, teria benefícios ao fazer terapia.

continua depois da publicidade

A prática não serve apenas para tratar traumas, luto ou depressão, por exemplo, mas é também um excelente mecanismo de autoconhecimento e que pode nos ajudar a compreender diversos aspectos da nossa personalidade e da forma como nos relacionamos com outras pessoas.

Dentro da Psicologia, existem abordagens distintas, que estudam teorias diferentes e trabalham com os pacientes conforme a linha de cada autor. Uma psicóloga freudiana terá uma abordagem diferente de uma psicóloga junguiana ou que trabalha com terapia cognitivo-comportamental (TCC), por exemplo.

continua depois da publicidade

Para entender um pouco melhor essas diferenças, conversamos com a psicóloga Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira, que atualmente trabalha em Aparecida de Goiânia (GO), onde exerce a função de Psicóloga Hospitalar.

Diferenças de abordagem na psicologia clínica

Ketlin nos falou sobre os tipos diferentes de abordagem psicológica, o que é bacana saber antes mesmo de buscar um profissional com o qual fazer terapia. Assim, você pode identificar a linha que combina melhor com o seu perfil e, a partir de então, encontrar um terapeuta que trabalhe dessa maneira.

Antes de qualquer coisa, Ketlin frisou que todas as abordagens são comprovadamente eficazes, e que, portanto, trazem resultados positivos aos pacientes. As diferenciações não se tratam de qual terapia é melhor ou pior, mas sim da forma como cada terapeuta trabalha. Algumas das abordagens mais populares são:

continua depois da publicidade
  • Psicanálise: Fundada por Freud, no final do século 19, a Psicanálise é a área da Psicologia que trabalha com as noções de inconsciente. Ketlin explica que o psicólogo que segue essa linha ajudará o paciente a acessar conteúdos inconscientes para que ele possa entender melhor os próprios sentimentos, os pensamentos e as suas atitudes;
  • Terapia Cognitivo-Comportamental: Essa abordagem entende que o adoecimento psicológico tem relação com a parte cognitiva, que envolve nossos pensamentos e as percepções que temos do mundo. A psicoterapia que segue a linha da TCC “visa identificar a crença central que está na origem dos comportamentos disfuncionais do indivíduo e promover uma análise e interpretações das experiências de vida. A partir de então, busca-se uma reestruturação cognitiva, visando uma modificação nas crenças e a construção de novos repertórios comportamentais e de pensamentos”;
  • Análise do Comportamento: A abordagem fundada por Skinner trabalha com o comportamento humano como um aspecto que sofre influências dos estímulos ambientais (físico, familiar, social, orgânico, etc.) que fazem parte da vida do paciente;
  • Abordagem Centrada na Pessoa ou Psicologia Humanista: A abordagem criada por Carl Rogers na década de 1950 entende que o ser humano tem uma tendência à realização. A psicoterapia aqui busca colaborar para que o indivíduo cresça e alcance seu melhor potencial;
  • Gestalt: Essa linha terapêutica acredita que o ser humano é um ser de escolhas e, por isso, tem o intuito de ampliar a awareness, que é a consciência que se tem de algo, e ajudar o indivíduo a focar no “aqui e agora”. A terapia Gestalt “busca retomar o processo de autorregulação interrompido pelos processos psicopatológicos, bem como facilitar o autodesenvolvimento das pessoas”.

Existem ainda mais abordagens dentro da Psicologia, mas as mais comuns são essas citadas por Ketlin. Lembre-se de que a psicoterapia é sempre uma tentativa, por isso é importante começar e ver se há uma boa relação com o profissional. Se não der certo, tente outra abordagem até encontrar uma que atenda às suas necessidades.