Quais são os picos mais altos do mundo? Confira o top 3

Quais seriam os pontos mais altos do nosso planeta? Será que você consegue adivinhar o pódio completo?

Montanhas sempre foram um objeto de grande interesse da humanidade. Se hoje elas são alvo do desejo de aventura de alguns alpinistas e cenários para diversos filmes de aventura, houve um tempo no qual a importância delas era até maior.

continua depois da publicidade

Por milênios, diversas culturas consideraram picos específicos como locais sagrados. Algumas montanhas eram consideradas o local de início ou de cataclisma do mundo como conhecemos, outras eram a morada dos deuses e ainda houve aquelas que eram consideradas divindades em si.

Tais visões hoje não são mais dominantes, entretanto nosso fascínio por esses enormes monumentos naturais de pedra ainda é grande. Prova disso são as diversas mortes de alpinistas, que ocorrem todos os anos, quando eles decidem desafiar algumas montanhas específicas.

continua depois da publicidade

Para entendermos um pouco melhor a grandiosidade desses picos, separamos os três mais altos do mundo:

3. Kangchenjunga

A medalha de bronze vai para essa montanha localizada na fronteira entre Índia e Nepal. Ela possui 8.586 metros de altura, com cinco picos e foi escalada com sucesso, pela primeira vez, em 1955.

2. K2

Essa montanha, com seus 8.611 metros, leva a medalha de prata. Mas não é só isso, porque na questão risco ela é a campeã, pois as avalanches são muito comuns e os ventos nela podem chegar a 100 km/h. A K2 fica entre a China e o Paquistão, tendo sido conquistada pela primeira vez em 1954.

continua depois da publicidade

1. Everest

A nossa grande campeã leva o ouro com 8.848 metros de altura. Localiza-se no Tibet, bem próximo ao Nepal. A primeira expedição que chegou ao seu topo com sucesso foi em 1953.

Caso tenha se interessado em escalar alguma delas, todas ficam na cordilheira do Himalaia e possuem regras muito específicas em relação à liberação da licença para escalada. Por isso, o melhor a se fazer é procurar um especialista nessas montanhas.