Comer pão realmente altera nível de açúcar no sangue? Nutricionista explica

Você já deve ter ouvido por aí que o pão é um vilão dos índices glicêmicos do sangue, mas será que isso é verdade?

Quando o assunto é alimentação saudável, infelizmente é comum que algumas informações fora do contexto sejam amplamente compartilhadas. Uma delas é a ideia de que consumir pão faz mal para a saúde e aumenta os níveis de açúcar no sangue.

continua depois da publicidade

Para entender melhor a questão, a equipe do Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que é formada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás e atualmente integra o programa de residência em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da mesma instituição (HC / UFG).

Ao Tudo Bahia, ela explicou que é preciso entender que o que engorda não é o pão ou algum outro alimento específico, mas sim o excesso de calorias que se consome ao longo de vários dias seguidos.

continua depois da publicidade

Agora, quando o assunto é a diferença entre a versão branca e a integral do pãozinho de cada dia, Hortência afirma que, de fato, o pão integral é mais saudável. É preciso prestar atenção nos rótulos dos pães, no entanto, pois, para que o produto seja integral de verdade, o primeiro ingrediente listado deve ser a farinha de trigo integral.

A versão integral do pãozinho nos ajuda a ter saciedade por mais tempo e, de quebra, colabora para o bom funcionamento do intestino. Lembre-se de que é fundamental consumir bastante água ao longo do dia, especialmente quando comemos bastante fibras, pois, sem água, as fibras ficam duras e podem causar prisão de ventre.

Em relação ao consumo de pão com o aumento da glicemia, a nutricionista explicou que essa confusão tem a ver com o fato de que o pão é um carboidrato. Quando consumimos carboidratos sem outro acompanhamento, o nível glicêmico realmente sofre um pico, mas isso não é regra.

continua depois da publicidade

O ideal é sempre combinar o consumo de carboidratos com proteínas e lipídios, como ovos mexidos, queijo branco, tofu, abacate, etc. O pão integral também é mais vantajoso nesse sentido, já que as fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Se você quiser uma dieta elaborada para o seu corpo e as suas necessidades, marque uma consulta com uma boa nutricionista.