Gengiva inchada: confira as possíveis causas e como funciona o tratamento

Se você sofre com esse problema, veja como foi a conversa do Tudo Bahia com a dentista Tatianne Miguel Costa Santos.

Teoricamente, deveríamos ir ao dentista com regularidade para fazer uma limpeza geral e ver se há algum outro problema com a nossa saúde bucal. A realidade, no entanto, é que às vezes as pessoas esperam demais para consultar esse profissional e acabam ignorando alguns sinais de alerta, como gengivas inchadas.

continua depois da publicidade

Para saber o que está por trás do inchaço na região das gengivas, a equipe do Tudo Bahia conversou com a dentista Tatianne Miguel Costa Santos. Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás, Tatianne atualmente trabalha na área de odontologia reabilitadora e estética, com especialização em reabilitação oral e prótese dentária.

Ela nos explicou que existem diversas causas que promovem o inchaço na gengiva, sendo que o fator mais comum é a má higiene bucal: “A falta de uma boa higienização bucal é o que ocasiona grande parte dos problemas bucais, pois é somente por meio da escovação eficiente associada ao uso do fio dental que a placa bacteriana é removida”.

continua depois da publicidade

A dentista também nos lembrou de que a boca humana é repleta de micro-organismos que, quando se aderem à superfície dos dentes, formam placas bacterianas que, quanto mais tempo ficam grudadas nos dentes, mais difícil é removê-las apenas com a escovação.

Com o tempo, essa placa começa a incorporar o cálcio da saliva, resultando na formação de tártaros. A escovação tem a função, portanto, de evitar a formação desses tártaros.

A nossa gengiva, conforme Tatianne, reconhece a placa bacteriana como um corpo estranho ao nosso organismo. Dessa forma, começa um processo de defesa por meio da produção de células inflamatórias. Essa reação de defesas do organismo, por sua vez, gera “inchaço, dor, vermelhidão e até mesmo sangramento no local”, explica.

continua depois da publicidade

É por isso que o sangramento da gengiva se torna comum e a região fica inchada e dolorida. A forma de evitar esse problema é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre com o uso do fio dental e, claro, ir ao dentista duas vezes ao ano.

De acordo com Tatianne, outros fatores que podem provocar o inchaço na gengiva incluem o uso de alguns medicamentos, por isso é importante informar ao seu dentista todos os medicamentos que você usa e todos os seus problemas de saúde.

Além disso, alguns corpos estranhos, como casquinha de pipoca ou pedaços de outros alimentos, podem ficar presos no sulco gengival, que é o espaço entre a gengiva e o dente, o que pode desencadear resposta inflamatória e inchaço.

continua depois da publicidade

Sempre vá ao dentista quando houver qualquer queixa, especialmente se for recorrente.