Crise de ansiedade ou de pânico? Entenda a diferença

Ambas são condições muito comuns atualmente, então pode ser interessante compreender a diferença entre uma e outra.

As doenças psicológicas estão se tornando cada vez menos estigmatizadas e, felizmente, isso tem levado muitas pessoas a procurarem tratamento especializado para lidar melhor com sua mente. Como em qualquer área da saúde, o grande número de informações sobre as condições psicológicas pode confundir muitas pessoas devido à sua complexidade.

continua depois da publicidade

Para tentar diminuir uma das confusões mais comuns (entre ansiedade e pânico), o Tudo Bahia conversou com a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira. Veja a seguir as diferenças mais marcantes entre o transtorno de ansiedade e o de pânico:

1. Transtorno de ansiedade

Segundo a profissional, é importante destacar que existem variados tipos de transtornos de ansiedade, além disso, a ansiedade também pode aparecer como um componente relevante em outros transtornos psiquiátricos.

continua depois da publicidade

Crises de ansiedade

As crises de ansiedade são definidas por acontecerem de forma intermitente. Nessas situações ocorre o aparecimento de diversos sintomas ansiosos, sendo que esses terão uma frequência e intensidade significativa.

Ketlin ainda lembra que essas crises podem, ou não, estar associadas aos sintomas contínuos da ansiedade generalizada.

2. Crises de pânico

Os principais sintomas que a pessoa está em uma crise de pânico, de acordo com a psicóloga, são:

continua depois da publicidade
  • Medo intenso de morrer;
  • Estranhar-se a si mesmo (despersonificação);
  • Sensação de que um ou mais ambientes, que antes eram bem conhecidos, agora parecem estranhos (desrealização).

Síndrome do pânico

Quando as crises de pânico se tornam frequentes, ocorre a chamada síndrome do pânico, tendo também como sintoma uma constante preocupação com novas crises e suas consequências. Tudo isso acompanhado de grande sofrimento psíquico.

É importante destacar que, caso esteja passando por qualquer espécie de sofrimento mental, é importante procurar ajuda especializada o mais rápido possível junto a uma psicóloga e psiquiatra de sua confiança.