Estes 5 alimentos são ideais para se comer à noite; veja lista completa

Alguns produtos devem ser evitados antes de dormir, sabia? Veja o que uma nutricionista falou a respeito desse tema.

Quando o assunto é alimentação, devemos sempre buscar consumir produtos naturais, integrais e com pouco teor de gordura e açúcar. Além disso, alguns cuidados são importantes, inclusive em relação à hora em que fazemos as nossas refeições — não é bacana comer uma feijoada pesada às 22h, não é mesmo?

continua depois da publicidade

Quem conversou com o Tudo Bahia a respeito desse assunto foi a nutricionista Anna Karolina de Medeiros Costa, formada pela PUC-GO e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente, Anna atende em um consultório no Hospital Unique, acompanhando pacientes clínicos e pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica.

Ela explicou que os cuidados com a alimentação à noite se devem porque é nesse momento que “o corpo começa a desacelerar para descansar, portanto é importante sim evitar comidas pesadas, pois é um horário em que naturalmente a digestão fica mais lenta”.

continua depois da publicidade

Justamente por esse motivo, é preferível consumir alimentos mais leves e que são digeridos facilmente. A nutricionista explicou também que os produtos ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, podem nos ajudar a pegar no sono com mais facilidade.

Veja algumas opções de ingredientes saudáveis e que podem ser consumidos à noite:

  1. Aveia;
  2. Banana;
  3. Kiwi;
  4. Chá de melissa;
  5. Chá de mulungu.

O kiwi é uma fruta rica em fitomelatonina. Conforme nos explica a nutricionista, “a melatonina é comumente conhecida como ‘hormônio do sono’, portanto essa fruta é ideal para ser consumida após o jantar ou até como ceia”.

continua depois da publicidade

É claro que nada disso significa que a sua janta diária deve ser banana, aveia, kiwi e chá. Como nos lembrou a própria especialista, não existe fórmula pronta nem receita mágica, até mesmo porque os ingredientes sozinhos não podem ser considerados vilões ou salvadores.

O importante é buscar ter uma alimentação saudável, rica em alimentos coloridos e da horta, com produtos integrais. “Saber fazer boas escolhas independente do lugar que estivermos e do tempo é o que nos leva a desfrutar da saúde e o mais importante, evitar o aparecimento de doenças”, finaliza a nutricionista.

Lembre-se de que, caso você queira seguir algum planejamento alimentar personalizado, o ideal é consultar uma nutricionista de confiança e com formação na área.

continua depois da publicidade