Estes 7 alimentos não fazem bem para a saúde e você achava o contrário

Conversamos com uma nutricionista e ela nos explicou por que é importante evitar o consumo desses produtos.

Ter uma boa alimentação é o básico para que a sua saúde fique bem e o corpo funcione de forma adequada. Ao falarmos sobre esse assunto, porém, é comum que surjam algumas dúvidas a respeito do que é considerado uma alimentação boa e equilibrada.

continua depois da publicidade

Para entender melhor essa questão, a equipe do Tudo Bahia conversou com Anna Karolina de Medeiros Costa, nutricionista formada pela PUC-GO e com pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, trabalhando atualmente no Hospital Unique, com pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica e com pacientes clínicos.

Ela nos explica que, quando o assunto é saúde, não é possível fazer afirmações concretas, pois o que pode ser bom para uma pessoa pode fazer mal à outra. Anna também nos lembra de que não é a exceção que leva à doença, mas sim o que fazemos todos os dias, ou seja: nossos hábitos.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, vale a pena entender que não é preciso demonizar o consumo de alguns alimentos, mas entender que eles fazem mal à saúde e que, por isso, devem ser evitados sempre que possível.

A nutricionista explica que produtos com muito açúcar e farinha branca provocam alterações nos níveis de glicemia. Em longo prazo, essas variações podem provocar diabetes. Da mesma forma, alguns alimentos embutidos estão associados com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Entre os alimentos que ela listou como os que não fazem bem à saúde, estão:

continua depois da publicidade
  1. Açúcar refinado;
  2. Farinha branca;
  3. Refrigerante;
  4. Salsicha;
  5. Salame;
  6. Presunto;
  7. Mortadela.

Antes que você se desespere, Anna ressalta: “Quero deixar claro que tudo depende, não tem fórmula pronta, nem receita específica, o mais importante a se pensar é que nenhum alimento, sozinho, é vilão ou vai salvar a vida de alguém”.

A nutricionista frisa a importância de buscarmos uma alimentação colorida, rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, o que ela chama de comida de verdade. É importante priorizarmos os alimentos da horta e as versões integrais dos produtos comuns, como arroz e pão.

Se você quiser receber orientações personalizadas a respeito do que comer e das quantidades ideais para o seu objetivo, marque uma consulta com uma nutricionista.

continua depois da publicidade