Mamão ajuda no controle do colesterol? Veja 5 grandes benefícios

O mamão é rico em várias vitaminas e antioxidantes, que trazem inúmeras vantagens ao nosso organismo.

O Brasil é o segundo maior produtor do mamão, que é uma das frutas do cardápio brasileiro que mais possui vantagens ao ser ingerida. Extremamente famosa e facilmente encontrada nos mercados, é aliada de inúmeras dietas, independente do objetivo da reeducação alimentar.

continua depois da publicidade

Além do seu alto poder laxativo, a fruta é rica em inúmeros tipos de vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre. Abaixo, você confere benefícios gerais do mamão.

Vale lembrar, por outro lado, que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Informações personalizadas, como dietas e quantidade, devem ser consultadas com um nutricionista.

continua depois da publicidade

Benefícios do mamão para a saúde

1) Facilita o trânsito intestinal

Como dito anteriormente, o mamão tem um poder laxativo relevante, o que faz com que as fibras presentes no alimento estejam relacionadas à redução da absorção de toxinas e gorduras.

O mamão também tem como efeito a estimulação do crescimento de bactérias que são benéficas ao intestino, regulando a permeabilidade do órgão.

2) Fortalecimento do sistema imunológico

O mamão também tem como benefício o fortalecimento do sistema imunológico. Muito por conta de seu alto teor de vitaminas, como as vitaminas C, vitamina A e vitamina E, além da quantidade elevada de antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo.

continua depois da publicidade

3) Ajuda na saúde do cabelo

Esse beneficio pode parecer um tanto quanto inusitado, mas é verdade. O mamão ajuda a melhorar a saúde dos fios de cabelo. Isso se deve aos nutrientes encontrados na fruta que controlam a caspa, nutre os fios e erradicam o excesso de proteínas que podem vir a prejudicar os cabelos.

4) Melhora a visão

Por ser riquíssima em vitamina A, o mamão estimula e melhora a visão de quem o ingere. Isso se deve ao fato de que a vitamina relatada é reconhecida por aumentar a visão noturna, sendo considerado um alimento aliado da saúde ocular.

5) Controla o colesterol

Um dos efeitos mais conhecidos e mais importantes do mamão é o controle do colesterol. Rico em um polissacarídeo chamado pectina, a fruta reduz a absorção de gorduras, normalizando as taxas de colesterol do organismo.

continua depois da publicidade