4 SUPER alimentos que turbinam a dieta e trazem mais saúde

Confira, a seguir, alguns alimentos extremamente nutritivos e que você deveria consumir com mais frequência.

Ter uma alimentação equilibrada e rica em alimentos naturais, integrais e magros é essencial para que sejamos saudáveis. Ao diminuirmos o consumo de produtos processados, embutidos e com muita gordura, fornecemos ao nosso corpo os nutrientes necessários para que ele realize suas inúmeras atividades fisiológicas de forma adequada.

continua depois da publicidade

Entre os alimentos conhecidos por serem porretas e turbinarem a saúde, citamos alguns a seguir, que deveriam fazer parte da sua dieta. Confira:

Folhas verdes

Por trás de uma simples salada está um alimento rico em vitaminas (A e C, especialmente), cálcio e fibras. Espinafre, couve, mostarda, repolho, alface e acelga são ótimas opções de saladas e refogados.

continua depois da publicidade

Essas folhas colaboram com a saúde dos olhos, melhoram nossa memória e habilidades cognitivas e também atuam no controle dos níveis de colesterol.

Açaí

O queridinho dos brasileiros é uma fonte incrível de antioxidantes, cálcio e ferro. O açaí nos ajuda a combater o envelhecimento precoce, melhora o sistema imunológico e nos deixa com a sensação de energia nas alturas.

Mas cuidado: se você consumir a fruta sempre com altas quantidades de leite condensado ou outros acompanhamentos açucarados, o lanchinho pode ficar calórico demais e colaborar com o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças como a diabetes.

continua depois da publicidade

Aveia

Uma das coisas bacanas da aveia é que ela combina com lanches doces e receitas salgadas, então não precisa ser consumida sempre da mesma maneira.

Rica em minerais como cálcio e ferro, além de vitaminas (E e as do complexo B), a aveia também é uma ótima fonte de fibras, colaborando com o funcionamento do intestino e também com a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Cebola e alho

Na salada, no arroz, no feijão, no molho de tomate… A cebola e o alho combinam bem com quase tudo e, para melhorar, deixam a nossa saúde tinindo. O alho tem excelentes propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, melhorando muito o funcionamento do sistema imunológico.

continua depois da publicidade

A cebola, por sua vez, ajuda a regular a pressão arterial e colabora com a prevenção de alguns tipos de câncer.

Se você quiser seguir uma dieta elaborada especialmente para as suas necessidades, marque uma consulta com uma nutricionista.