TIM fecha parceria com a Quod para facilitar análise de créditos

A TIM e a Quod, que é uma das operadoras do Cadastro Positivo, celebraram uma parceria para incluir informações de geolocalização nas análises de crediário, empréstimo e financiamento. A TIM fecha a parceria para facilitar a verificação e autenticação de pessoas físicas em empresas. continua depois da publicidade Na prática, a solução irá verificar se […]

A TIM e a Quod, que é uma das operadoras do Cadastro Positivo, celebraram uma parceria para incluir informações de geolocalização nas análises de crediário, empréstimo e financiamento. A TIM fecha a parceria para facilitar a verificação e autenticação de pessoas físicas em empresas.

continua depois da publicidade

Na prática, a solução irá verificar se o requerente do serviço financeiro reside na região informada, minimizando o risco de fraudes. “Em linha com a estratégia da companhia de geração de novos negócios, damos início ao primeiro acordo relacionado ao nosso big data”, afirmou o head de estratégia e transformação da TIM, Renato Ciuchini, em comunicado. “Em parceria com a Quod, damos mais um passo para oferecer a pessoas e empresas soluções ainda mais completas”, completou.

Criada em 2017 pelos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander, a Quod é uma das maiores gestoras de bases de dados do mercado brasileiro. O banco de dados reúne informações de consumidores para fins de gestão de risco de crédito e de carteira de clientes.

continua depois da publicidade

Dessa forma, com a parceria, a TIM poderá checar cadastros positivos de clientes das redes varejistas, bancos e seguradoras.

TIM fecha parceria com o Quod para facilitar empréstimos

A ideia da operadora é de tornar o processo de solicitação de crediário, realização de empréstimo e financiamento mais rápido, prático e seguro em todo o país.

Segundo a Quod, a entrada da operadora irá contribuir para o aprimoramento da sua análise de crédito e prevenção de fraudes. “Estamos abertos para fazer parcerias que gerem valor real para as empresas e consumidores. Neste mercado em constante evolução, trabalhar co-criando novos produtos com bons parceiros é essencial!”, disse Raphael Salmi, head de desenvolvimento de negócios da Quod.

continua depois da publicidade

Apesar de citar a criação de novos produtos, a empresa não deu maiores detalhes, por enquanto, sobre os produtos que podem surgir com a parceria.

O que é a Quod?

O sistema é controlado por cinco bancos: Itaú Unibanco, Santander Brasil, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que funciona como um novo birô (bureau) de crédito do mercado. A intenção é concorrer diretamente com os birôs já existentes, como Serasa Experian e SPC Brasil.

A Quod trabalha com base nos dados que os bancos têm a respeito do histórico de pagamento de seus clientes, permitindo oferecer juros menores aos clientes de menor risco.

continua depois da publicidade

O sistema conta ainda com a tecnologia do grupo norte-americano LexisNexis, que já opera este tipo de empresa nos Estados Unidos.