Saiba como restaurar uma conta banida do WhatsApp

Ter uma conta banida do WhatsApp não é tão raro quanto parece. A rede social de mensagens instantâneas tem uma política automatizada para bloquear usuários. Saiba aqui como restaurar uma conta banida do WhatApp. continua depois da publicidade O que significa Serasa Score 2.0 Jovem Aprendiz Sabesp: 495 vagas em vários municípios Muitas vezes, o […]

Ter uma conta banida do WhatsApp não é tão raro quanto parece. A rede social de mensagens instantâneas tem uma política automatizada para bloquear usuários. Saiba aqui como restaurar uma conta banida do WhatApp.

continua depois da publicidade

Muitas vezes, o bloqueio pode acabar afetando pessoas que não fizeram algo errado, mas, por estarem participando de determinadas ações automatizadas consideradas suspeitas, são penalizadas.

Para esses casos, a empresa do Facebook está testando no iOs um recurso exclusivo para que o usuário prejudicado solicite de forma mais ágil o cancelamento do banimento.

continua depois da publicidade

Como posso ser banido do WhatsApp

O WhatsApp possui dois tipos de banimento. O primeiro é temporário, o segundo é permanente.

Um tipo de bloqueio temporário é quando o usuário instala e faz login em uma versão não autorizada do aplicativo (versões chamadas de “WhatsApp Mods”).

Elas são comuns nos dispositivos com Android e os usuários preferem-nas porque apresentam uma infinidade de recursos que a versão oficial não libera. Mas o alerta da empresa é que tais versões são perigosas.

continua depois da publicidade

Outra causa de bloqueio temporário é a criação de muitos grupos com contatos que não possuem o seu número de contato salvo.

Também há banimento temporário caso você envie mensagens em listas de transmissão de forma exagerada. Isso acontece não porque a empresa lê o conteúdo das suas mensagens, mas porque, pelas suas rotinas, ela pode entender que você está multiplicando o mesmo conteúdo para muitos contatos.

Há ainda o bloqueio temporário quando muitas pessoas bloquearem uma conta, considerando-se um intervalo de tempo específico.

continua depois da publicidade

O WhatsApp pode banir um usuário permanentemente, quando:

  • Executa ações em massa ou automatizadas;
  • Um número de telefone está associado a práticas online suspeitas;
  • Um conta recebe muitas denúncias de outras contas;
  • Contas de nomes suspeitos estiverem participando de grupos que violem as políticas;
  • Se dá, às vezes, por engano.

Como restaurar uma conta banida do WhatsApp

Está na fase beta para iOs uma nova funcionalidade do WhatsApp, que permite solicitar revisões de um banimento de conta.

A ferramenta pode ser acionada mesmo se o dono da conta estiver bloqueado. Basta acessá-la e concluir a solicitação, cuja resposta pode levar até 24 horas.

continua depois da publicidade

Ao responder e aceitar restaurar a conta afetada injustamente, o WhatsApp resgata todos os dados desse usuário. Ou seja, todas as conversas ficam salvas e são “devolvidas”.

E se o WhatsApp não aceitar restaurar a conta?

Como existem casos irreversíveis (permanentes, de fato), será inevitável constatar que muitos usuários não conseguem ter suas contas de volta.

Nesses casos, o WhatsApp orienta que a decisão correta é comprar um novo chip de celular e criar uma nova conta de usuário.

Ainda não há notícia sobre a versão beta para Android dessa funcionalidade de revisão. Mas ela não deve demorar muito.

Edição com informações do site Wabetainfo.