Por que os apps do Google estão com novo visual? Entenda

As mudanças no sistema operacional, implementadas pelo Material You nos apps do Google, serão perceptíveis de formas diferentes.

Neste mês de setembro, o Google anunciou a nova versão operacional de celulares que foi desenvolvida para o Android 12: o Material You. Essa nova linguagem de design gerou uma transformação na apresentação de aplicativos, como Gmail, Relógio, Contatos, Câmera e Telefone. O Google Photos também terá mudança no design.

continua depois da publicidade

Esse novo visual dos apps do Google vai oferecer alterações mais personalizadas, com botões maiores, cores dinâmicas e animações mais suaves. Com base no vice-presidente de gestão de produtos do Google, Sameer Samat, o Material You é a maior mudança considerável de design na história do Android.

De acordo com o Google, a intenção é proporcionar uma experiência de cocriador ao usuário, permitindo que o smartphone seja mais personalizado e o manuseio mais confortável de acordo com a necessidade do dono do aparelho.

continua depois da publicidade

Algumas das customizações que poderão ser feitas é a alteração da paleta de cores do papel de parede do seu smartphone, adaptação a diferentes tamanhos de tela, o contraste, o tamanho e a espessura das linhas dos elementos visuais.

Material You, a nova cara dos apps do Google

As mudanças no sistema operacional, implementadas pelo Material You nos apps do Google, serão perceptíveis de formas diferentes. Isso vai depender do aplicativo. Algumas transformações só aparecerão no Android 12, como a adaptação dinâmica de cores.

Mas algumas alterações já estarão disponíveis assim que o sistema for liberado. São elas:

continua depois da publicidade
  • A barra de navegação inferior no ‘Telefone’ tem um indicador em formato de pílula, sinalizando em qual aba do aplicativo você está;
  • Barra de botões superiores mostra todos eles em formato de pílula, no Google Fotos;
  • Dois botões flutuantes que terão um formato mais quadrado arredondado, ao invés de circulares;
  • Mudança de fonte para melhorar a leitura em qualquer tamanho de uso.

Esse design do indicador em formato de pílula também vai aparecer em outros apps do Google, como o Drive e o Gmail.