Recebeu a mensagem ‘Este celular foi infectado’? Saiba o que significa

A maioria dessas mensagens são anúncios publicitários ou maneiras de redirecionamento dos usuários para determinada página.

Muitas pessoas já se depararam com uma mensagem no mínimo preocupante em seu aparelho celular. Geralmente, ela aparece nas notificações do aparelho da seguinte maneira: “Este celular foi infectado”. A primeira coisa que vem à mente é um possível vírus que rouba dados circulando dentro do sistema de nosso celular. Porém, pode ser que não seja, de fato, um vírus em seu smartphone.

continua depois da publicidade

Na verdade, a maioria dessas mensagens são anúncios publicitários ou maneiras de redirecionamento dos usuários para determinada página. O que ocorre é que essas mensagens são carregadas de engenharia social, que buscam de toda forma induzir as pessoas a entrarem em suas páginas de anúncios.

Mas, além disso, essas mensagens podem fazer com que os usuários revelem dados e façam download de determinado software. Ao se deparar com essas mensagens, o melhor a se fazer é não clicar nela. O certo é ir em voltar e sair rapidamente daquela respectiva mensagem.

continua depois da publicidade

Geralmente, nessas mensagens, aparece um botão azul com a mensagem “clique aqui” ou “ok”. Eles são, na verdade, links que poderão automaticamente baixar algum software – ou malware, que é ainda pior. Sempre que sair, feche a aba em seu navegador do Android.

Como se precaver

Para evitar cair nessas mensagens enganosas que promovem algum software ou malware, uma das dicas mais comuns é evitar baixar aplicativos fora da loja oficial de seu sistema operacional Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Desconfie de mensagens que pareçam ser muito atraentes. Não aceite pedidos de compartilhamentos de dados como telefone, CPF, senhas e outras informações. Utilize sempre a barra superior de seu navegador do Google em “verificar status do site” para identificar URL maliciosa. A URL é o endereço do site que, também, nos dá dicas se a página é maliciosa.

continua depois da publicidade

Ao se deparar com esse tipo de site, é possível denunciá-lo ao Google através da página de denúncias. Caso tenha notado que seu aparelho celular possa ter baixado um software ou malware, é aconselhável ter um antivírus confiável para fazer rastreamento, identificá-los e removê-los.