Nova tecnologia promete mais segurança no WhatsApp; entenda

O novo recurso indica se o WhatsApp Web foi adulterado ou sofreu alguma mudança capaz de capturar dados dos usuários, por exemplo. Saiba mais.

Com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários do WhatsApp, a Meta lançou uma nova tecnologia. Trata-se de uma extensão de navegador, chamada Code Verify, que alerta quem usa o mensageiro se a versão para computadores do aplicativo sofreu algum tipo de manipulação por hackers.

continua depois da publicidade

Uma vez instalada, a extensão verifica automaticamente se o código do WhatsApp apresentado aos usuários é de fato legítimo. Por enquanto, a nova tecnologia está disponível apenas para os navegadores Chrome e Microsoft Edge. Em breve, a novidade será lançada na versão para o Firefox.

Ao verificar se o código do mensageiro é legítimo, o novo recurso indica se o WhatsApp Web foi adulterado ou sofreu alguma mudança capaz de capturar dados dos usuários, por exemplo.

continua depois da publicidade

A nova tecnologia foi apresentada em um artigo publicado no site dos desenvolvedores da Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, Facebook e Instagram.

Segundo a companhia, a ferramenta, que foi desenvolvida em parceria com a empresa de segurança Cloudflare, não consegue ler as mensagens enviadas e recebidas pelos usuários do mensageiro, tampouco compartilha dados com a Cloudflare.

Como funciona o Code Verify, a nova tecnologia de segurança do WhatsApp

A extensão Code Verify funciona de forma automática, assim que o usuário acessa o WhatsApp pelo computador. Ela funciona da seguinte forma: compara o código da página que o usuário está navegando com o código que é desenvolvido pelo aplicativo. Após essa comparação, ela exibe o resultado.

continua depois da publicidade

Para informar o resultado aos usuários, o Code Verify adiciona um ícone ao navegador, localizado ao lado do campo de endereço. Ao entrar no site, o ícone pode mostrar os seguintes avisos:

  • Verde: quando o código é validado;
  • Laranja: quando for preciso atualizar a página do navegador ou quando outra extensão do navegador estiver atrapalhando o Code Verify;
  • Vermelho: quando há problema de segurança com o código do WhatsApp Web.

Como instalar o Code Verify em seu navegador

Como dito, por enquanto, a extensão Code Verify está disponível somente para Chrome e Microsoft Edge. Para baixá-la, basta acessar as lojas de aplicativos desses navegadores. Confira abaixo o passo a passo:

Google Chrome

  • Primeiro, abra o Chrome e acesse a página do Code Verify na Chrome Web Store;
  • Clique em “Usar no Chrome” e, em seguida, “Adicionar extensão”;
  • A extensão deve funcionar de forma automática, sempre que o navegador for iniciado.

Vale notar que, para ter o Code Verify no Google Chrome, é preciso que a versão desse navegador seja a 88 ou superior da instalada.

continua depois da publicidade

Para atualizar o Chrome, basta clicar no ícone que mostra três pontos, localizado no lado esquerda da página, ao lado da barra de endereço. Depois disso, vá em “Configurações” e clique em “Sobre o Google Chrome”. A atualização ocorre de forma automática.

Microsoft Edge

  • Primeiro, abra o navegador;
  • Após isso, acesse o link da página do Code Verify para o Microsoft Edge;
  • Em seguida, clique em “Obter” e, depois, em “Adicionar extensão”;
  • Pronto. O Code Verify será iniciado automaticamente sempre que o navegador for aberto.